A Ford foi de Transit. A Mercedes-Benz, usando a Freghtliner, tem a Sprinter. Já a Ram ProMaster da Stellantis é a Ducato. Mas nenhuma dessas nasceu propriamente nos EUA, sendo todos projetos europeus, inclusive as derivações menores, como Transit Connect e Ram ProMaster City, por exemplo.
Somente a GM ainda produz vans clássicas americanas, sendo elas as Chevrolet Express e GMC Savana, que continuam a ser os cavalos-de-batalha de muitas empresas nos EUA, já que continuam a ser acessíveis e versáteis, servindo para muitos usos.
Elas também são preferidas em muitos serviços do governo americano e suas inúmeras agências, assim como também em serviços de delivery, empresas de serviços públicos ou particulares, além de entregas de mercadorias de compras online.
Com a mesma geração de 1996, as Chevrolet Express e GMC Savana podem ser consideradas as “Kombis” dos americanos, com um facelift tendo sido feito em 2003 e desde então, elas sustentam o mesmo visual ano após ano, sem reclamações.
Tendo sido produzidas em Wentzville, Missouri, bem como também na Navistar, em Springfield, Ohio, as Chevrolet Express e GMC Savana foram produzidas ao longo do tempo tanto na versão de passageiros quanto furgão.
Elas ainda mantêm as portas laterais de abertura convencional, como na nossa antiga Kombi antes da Clipper, sempre com chassi de longarinas e motor dianteiro com tração traseira, embora tenham tido versões 4×4 entre 2003 e 2014.
Com peças e componentes encontrados em qualquer lugar, as Chevrolet Express e GMC Savana poderiam ser ainda mais versáteis se não fosse a enorme profusão de motores disponíveis ao longo de quase 30 anos.
No início, elas eram equipadas com motores V6 e V8 a gasolina, indo do Vortec 4.3 das nossas S10 e Blazer até um Big Block V8 8.1 litros. Também usaram um Detroit Diesel V8 de 6.5 litros.
Após 2003, utilizaram os Vortec 4.3, 4.8, 5.3 e 6.0, bem como os diesel Duramax 2.8 e 6.6 V8, com o atual Vortec 6.6 V8 hoje, ao lado do Vortec 4.3 V6. O câmbio é sempre automático de oito marchas.
Mudarão? Dificilmente, já que se tratam de veículos com boa demanda anual, em torno de 40 mil unidades, segundo o site GM Authority. Preços? Partem de US$ 40 mil ou R$ 247,7 mil.
Chevrolet Express e GMC Savana – Galeria de fotos
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!