A Chevrolet anunciou, lá nos Estados Unidos, um recall para o Equinox EV 2025 devido a um problema no sistema de controle de cruzeiro adaptativo, ampliando a lista de desafios enfrentados pela marca com seus veículos elétricos.
O defeito afeta 2.890 unidades fabricadas entre 25 de julho e 6 de dezembro de 2024, todas equipadas com tração integral, mas sem o sistema Super Cruise. Modelos com tração dianteira, tração integral com Super Cruise e versões a combustão do Equinox não estão incluídos no recall.
(Ainda não sabemos se este recall afetará unidades do modelo trazidos ao Brasil.)
De acordo com a Chevrolet, o defeito está relacionado à calibração incorreta do software no módulo de controle dos freios.
Isso significa que, ao usar o controle de cruzeiro adaptativo em rodovias, se outro veículo entrar na frente do Equinox EV, o sistema não aciona os freios hidráulicos como deveria.
Em vez disso, tenta desacelerar o veículo usando apenas a frenagem regenerativa do motor elétrico – o que pode ser insuficiente para evitar colisões.
Embora nenhum acidente ou ferimento tenha sido registrado até agora, a Chevrolet recebeu cinco reclamações de proprietários sobre o problema.
Como medida temporária, a marca orienta os motoristas a frearem manualmente caso o controle adaptativo falhe.
A solução para o defeito é relativamente simples. Proprietários de modelos afetados deverão visitar uma concessionária Chevrolet, onde técnicos atualizarão a calibração do software no módulo de controle dos freios.
Curiosamente, alguns modelos ainda não vendidos poderão receber a atualização por meio de um sistema over-the-air (OTA), mas os veículos já entregues aos clientes não terão essa opção e precisarão ir até a oficina.
A Chevrolet começará a notificar os proprietários sobre o recall em 3 de março de 2025.
Este recall é mais um contratempo para a Chevrolet no mercado de veículos elétricos.
No final de 2023, a montadora retirou temporariamente o Blazer EV do mercado para corrigir uma série de problemas técnicos, o que levantou questões sobre a confiabilidade de seus modelos elétricos.
Enquanto o problema do Equinox EV parece ser de fácil resolução, a situação reforça os desafios enfrentados pelas montadoras na transição para EVs, especialmente no que diz respeito à integração de sistemas complexos baseados em software.
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