Vários proprietários do popular Chevrolet Celta têm reclamado sobre seus veículos perderem a água do radiador sem mais nem menos.
O nível da água cai rapidamente, e nunca se nota água embaixo do carro, pois ela simplesmente some. A revista Quatro Rodas falou neste mês de dezembro de 2010 sobre o assunto, chegando à conclusão de que o problema está localizado mais precisamente na bomba de água do motor.
Muitos donos do popular só percebem o problema quando vão trocar a correia dentada do Celta. Nessa ocasião, o mecânico nota algumas marcas de aditivo no bloco do motor, o que é um indício claro de falta de água.
O que acontece com os Chevrolet Celta 2008 em diante é que a bomba de água deles passou a ter a sua base feita de plástico. Este plástico é resistente ao calor, chamado de baquelite.
Anteriormente, a bomba d’água tinha base de ferro, e o problema não acontecia, tanto que os Chevrolet Celtas até 2007 não perdem nada de água do radiador. Com o tempo, aquele plástico da base da bomba se resseca e começa a vazar a água rapidamente.
Os vazamentos nunca são notados pois o calor do motor faz com que a água evapore e não fique muitas marcas dela nem no motor nem no chão.
Outro problema envolvido nesse assunto é que as concessionárias da Chevrolet que notam o problema (nos carros que ainda estão no período de garantia) acabam trocando a bomba por outra igual, com base de plástico, o que não é a solução melhor para o caso.
Aí é só uma questão de tempo para que o carro comece a apresentar a situação anterior, de vazamento.
E você, tem um Chevrolet Celta e já passou por esse problema de vazamento de água do motor do carro? Conseguiu solucionar o assunto?
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!