Chery Tiggo 7 vs Jeep Compass: Um deles é mais barato e mais equipado, mas o outro é mais econômico

caoa chery tiggo 7 sport (1)
caoa chery tiggo 7 sport (1)

O Tiggo 7 está fazendo barulho no mercado brasileiro, especialmente por oferecer um pacote bem recheado de equipamentos com preços mais baixos que os rivais.

Mas será que ele consegue ser melhor que o Compass?

Essa briga é importante para o modelo da Chery, pois estamos falando de seu principal rival e atual líder da categoria.

Uma vitória nesse confronto poderia mostrar de forma definitiva as qualidades do modelo chinês.

Confira quem se deu melhor!

compass blackhawk 2025 (10)
compass blackhawk 2025 (10)

O Tiggo 7 custa só isso?

Com uma gama menor, o Tiggo 7 2025 começa com a versão Sport, que custa menos de R$ 135 mil e tem um preço bem chamativo. Aqui, o modelo usa o motor 1.5 turbo de 150 cv.

A versão Pro Max Drive custa quase R$ 170 mil e troca esse conjunto pelo 1.6 turbo de 187 cv. Isso raramente acontece em outros SUVs, que costumam manter o mesmo motor em quase todas as versões.

Finalmente, o modelo da Chery ainda tem a versão Hybrid no topo da gama, pelo mesmo preço da opção intermediária.

Dessa vez, o propulsor 1.5 turbo é associado à ajuda da eletrificação para entregar 160 cv.

Confira os preços do Tiggo 7 2025:

  • Tiggo 7 Sport – R$ 134.990
  • Tiggo 7 Pro Max Drive – R$ 169.990
  • Tiggo 7 Pro Hybrid Max Drive – R$ 169.990
caoa chery tiggo 7 sport (2)
caoa chery tiggo 7 sport (2)

Além das novidades de sua linha renovada, o Compass 2025 ainda ficou entre R$ 5 mil e R$ 20 mil mais barato. Mesmo assim, dá para perceber que ele começa muito acima do Tiggo 7.

A versão mais barata continua sendo a Sport, que custa quase R$ 180 mil. Ela usa o motor 1.3 turbo de 185 cv, assim como as duas versões Longitude, a Limited e a S, com valores que chegam a R$ 237 mil.

A opção Limited é a única com motor 2.0 diesel de 170 cv, por quase R$ 250 mil, mostrando que a marca não vai mais apostar nesse combustível por aqui. E isso ainda abriu espaço para as grandes novidades do SUV.

Estamos falando das opções Overland e Blackhawk, batizadas de Hurricane e que vem com motor 2.0 turbo de 272 cv.

compass blackhawk 2025 (18)
compass blackhawk 2025 (18)

Os preços ficam entre R$ 267 mil e R$ 280 mil. No topo da gama, o Compass S PHEV continua sendo vendido por R$ 347 mil.

Veja quanto custa o Compass 2025:

  • Compass Sport 1.3 Turbo – R$ 179.990
  • Compass Longitude 1.3 Turbo – R$ 196.990
  • Compass Longitude Night Eagle 1.3 Turbo – R$ 205.990
  • Compass Limited 1.3 Turbo – R$ 216.990
  • Compass S 1.3 Turbo – R$ 236.990
  • Compass Limited 2.0 Diesel – R$ 249.990
  • Compass Overland Hurricane – R$ 266.990
  • Compass Blackhawk Hurricane – R$ 279.990
  • Compass S 4XE PHEV – R$ 347.300

VENCEDOR: Tiggo 7.

caoa chery tiggo 7 sport (3)
caoa chery tiggo 7 sport (3)

O Tiggo 7 é mais equipado

A situação é bem curiosa quando olhamos os preços desses SUVs médios, pois o Tiggo 7 mais caro ainda fica abaixo do Compass de entrada. Mesmo assim, algumas comparações ajudam a perceber quem oferece mais equipamentos.

Numa briga mais justa, podemos colocar lado a lado o Tiggo 7 Pro (R$ 169.990) e o Compass Sport (R$ 179.990). E enquanto o Jeep tem purificador de ar e start/stop como itens exclusivos, o rival oferece muito mais.

O SUV da Chery é o único com câmera 360º, ACC, assistente de farol alto, retrovisores com rebatimento elétrico e aquecimento, indicador de fadiga, alerta de ponto cego, assistente de faixa com alerta de permanência, alerta de colisão frontal, lanterna de neblina, assistente de desembarque e retrovisor interno fotocrômico.

Mas calma que a lista ainda não acabou: o chinês ainda tem teto panorâmico, bancos em couro com ajustes elétricos (e aquecimento para o motorista), partida remota, tampa elétrica do porta-malas e carregador por indução.

Isso deixa bem claro a estratégia da Chery: oferecer um pacote absurdamente recheado para brigar contra as marcas mais tradicionais, o que tem convencido muitos compradores do segmento.

VENCEDOR: Tiggo 7.

jeep compass 2025 (10)
jeep compass 2025 (10)

Mais eficiência no Jeep

Cada versão do Tiggo 7 oferece um conjunto mecânico diferente, o que pode ser uma vantagem para convencer os clientes da marca a gastar um pouco mais.

A opção de entrada, por exemplo, tem o propulsor 1.5 turbo flex de 147/150 cv e 21,4 kgfm, com câmbio CVT de 9 marchas. Nesse caso, o modelo chega aos 100 km/h em 10,7 segundos e tem máxima de 180 km/h.

Subindo para a opção intermediária, o SUV ganha potência com o 1.6 turbo a gasolina de 187 cv e 28 kgfm. Com câmbio automatizado de 7 marchas, ele acelera de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos e alcança os mesmos 180 km/h de máxima.

Já na opção híbrida, o Tiggo 7 volta para o motor 1.5 turbo da versão mais barata, mas aqui ele está ligado ao propulsor elétrico para entregar 157/160 cv e 25,5 kgfm (com o mesmo câmbio CVT). A aceleração até os 100 km/h é feita em 9,7 segundos e a máxima também é de 180 km/h.

caoa chery tiggo 7 2024 caoa santos (1)
caoa chery tiggo 7 2024

Mesmo com tantas opções, o modelo ainda perde nesse quesito para o Compass. Ele começa com o 1.3 turboflex de 180/185 cv e 27,5 kgfm, com câmbio automático de 6 marchas, que chega aos 100 km/h em 8,8 segundos e tem máxima de 207 km/h.

O motor 2.0 turbodiesel continua com 170 cv e 35,7 kgfm, mas com transmissão automática de 9 velocidades. São necessários 10,7 segundos para chegar aos 100 km/h, antes de alcançar a máxima de 197 km/h.

A terceira opção é uma novidade: o motor 2.0 turbo a gasolina, de 272 cv e 40,8 kgfm, ligado ao câmbio AT9. Como era esperado, o desempenho melhora bastante, levando apenas 6,3 segundos no 0 a 100 km/h e com máxima de 228 km/h.

Outro que impressiona nesse quesito é o Compass híbrido, que associa o motor 1.3 (a gasolina) com o propulsor elétrico para entregar 240 cv e 47,9 kgfm (câmbio AT6). Seu 0 a 100 km/h é feito em 6,8 segundos, com máxima de 206 km/h.

compass blackhawk 2025 (3)
compass blackhawk 2025 (3)

Falando sobre o consumo, é bom explicar que temos brigas distintas com tantas versões e motores nesse comparativo. Mas o Compass acaba levando a melhor em todas, como no consumo com etanol na disputa com o Tiggo flex.

Se abastecidos com gasolina, novamente vemos uma vitória do modelo da Jeep: ele é um pouco mais econômico entre as versões a combustão e muito mais econômico na briga entre os híbridos (com a vantagem de ser do tipo plug-in).

Consumo Tiggo 7 1.5T Tiggo 7 1.6T Tiggo 7 Hybrid Compass 1.3 Turbo Compass 2.0 diesel Compass Hurricane Compass híbrido
Cidade – etanol 6,9 8,1 7,2
Cidade – gasolina/diesel 10,0 9,9 11,1 10,1 10,6 8,3 26,1
Estrada – etanol 8,3 8,5 8,7
Estrada – gasolina/diesel 11,7 11,7 11,2 12,0 13,6 11,0 24,7

VENCEDOR: Compass.

caoa chery tiggo 7 2024 caoa santos (2)
caoa chery tiggo 7 2024

O Chery tem mais espaço

Para definir quem leva seus passageiros com mais conforto, é preciso olhar os detalhes em cada modelo. De cara, vemos que o Tiggo 7 é maior no comprimento (4,50 x 4,40), na altura (1,70 x 1,63), na largura (1,84 x 1,81) e no entre-eixos (2,67 x 2,63).

Ao viajar na segunda fileira, você verá que o acabamento nos dois é muito parecido, assim como o espaço para as pernas. O que muda é o túnel central mais alto no Compass, que atrapalha o passageiro central e o obriga a posicionar os pés ao lado.

Fora isso, os dois oferecem saídas traseiras de ar-condicionado e entradas USB, mas apenas o Compass tem a porta tipo C.

Já no porta-malas, o Tiggo 7 ganha de forma incontestável: são 525 litros na versão de entrada e 475 litros nas demais, contra apenas 420 litros com Compass. Ainda que o acabamento seja melhor no Jeep, o que conta mesmo é o espaço.

VENCEDOR: Tiggo 7.

compass blackhawk 2025 (15)
compass blackhawk 2025 (15)

E a revisão dos 60.000 km?

Todas as versões nesse comparativo oferecem 5 anos de garantia, algo que a Jeep implementou recentemente. A única exceção continua sendo o Compass híbrido, que tem 3 anos de cobertura.

Fora isso, é preciso dizer que a tabela de revisões abaixo é uma verdadeira confusão, pois cada modelo usa um sistema diferente. O Tiggo 7 ainda é mais convencional, com serviços a cada 10.000 km, mas o site da marca informa os valores apenas até a 5ª revisão.

Entramos em contato com uma concessionária da marca para descobrir o valor da revisão dos 60.000 km e aí ficou claro o motivo da marca retirá-la do site: enquanto as versões Sport e Hybrid cobram quase R$ 1,3 mil, o modelo Pro 1.6 Turbo exige R$ 3,5 mil nessa única revisão.

Isso faz com que o Tiggo 7 tenha o mesmo problema de seus irmãos: são carros que custam menos na hora de comprar, mas são caros para manter, com valores que ficam entre R$ 5,9 mil e R$ 7,6 mil até os 60.000 km.

No caso do Compass, os modelos 1.3 turbo e Hurricane realizam paradas a cada 12.000 km, totalizando quase R$ 5 mil e R$ 6 mil, respectivamente. A versão a diesel tem revisões a cada 20.000 km e soma R$ 4,3 mil, enquanto o modelo híbrido tem intervalos de 15.000 km e passa dos R$ 4,8 mil.

De qualquer forma, o custo de manutenção até os 60.000 km é menor no Compass. A exceção fica por conta das novas versões 2.0 turbo a gasolina.

Revisões Tiggo 7 Sport/Hybrid Tiggo 7 Pro Compass 1.3 Turbo Compass 2.0 Diesel Compass Hurricane Compass Híbrido
10.000 km R$ 624,92 R$ 668,25
12.000 km R$ 767,00 R$ 782,00
15.000 km R$ 702,00
20.000 km R$ 1.006,65 R$ 1.016,71 R$ 1.163,00
24.000 km R$ 874,00 R$ 1.273,00
30.000 km R$ 624,92 R$ 787,58 R$ 1.168,00
36.000 km R$ 972,00 R$ 782,00
40.000 km R$ 1.720,19 R$ 1.016,71 R$ 1.228,00
45.000 km R$ 702,00
48.000 km R$ 906,00 R$ 1.273,00
50.000 km R$ 624,92 R$ 668,25
60.000 km R$ 1.289,20 R$ 3.522,88 R$ 1.463,00 R$ 1.894,00 R$ 1.839,00 R$ 2.236,00
TOTAL R$ 5.890,80 R$ 7.680,38 R$ 4.982,00 R$ 4.285,00 R$ 5.949,00 R$ 4.808,00

VENCEDOR: Compass.

O Compass continua vendendo mais

Se excluirmos os SUVs compactos, que são mais baratos e vendem mais, o Compass é o líder em seu segmento. Até maio de 2024, o modelo somou 18.831 unidades e ficou na 7ª posição geral, mostrando que segue forte no mercado nacional.

Enquanto isso, o Tiggo 7 aparece apenas na 15ª posição, mas seus números também são animadores para a marca: 7.574 unidades nos cinco primeiros meses do ano, superando o VW Taos, por exemplo.

Não resta dúvida que o modelo da Chery está fazendo barulho entre os SUVs, e esses números devem melhorar até o final do ano. Mas ainda parece difícil imaginar que ele consiga vender mais que o Compass.

VENCEDOR: Compass.

Conclusão

Não tivemos empate em nenhum quesito nesse comparativo, mas sim no resultado final. Foram três vitórias para cada lado, o que apenas expõe o equilíbrio entre esses modelos.

O Tiggo 7 levou a melhor ao apresentar preços mais acessíveis, uma lista de equipamentos muito mais recheada e espaço interno mais generoso, o que inclui seu porta-malas. São atributos importantes para as famílias que buscam um novo SUV.

Já o Compass se mostrou melhor na linha de motores, com desempenho e economia superiores ao rival, além de ter revisões mais baratas e um volume de vendas mais expressivo por aqui, algo que pode ajudar na hora de vender o carro.

Isso deixa na mão do consumidor a escolha entre um modelo mais barato e mais equipado, mas que ainda precisa vencer algum preconceito dos brasileiros, e outro que cobra caro pelo que oferece, mas com a tradição da marca.

Fichas técnicas

Tiggo 7

Compass

Preço  R$ 134.990 a R$ 169.990 R$ 179.990 a R$ 347.300
Motor 1.5 turbo ou 1.6 turbo 1.3 turbo, 2.0 turbo, 2.0 diesel ou híbrido
Potência e torque 1.5T – 150 cv e 21,4 kgfm 1.3T – 185 cv e 27,5 kgfm
1.6T – 187 cv e 28 kgfm 2.0 turbo – 272 cv e 40,8 kgfm
2.0 diesel – 170 cv e 35,7 kgfm
Híbrido – 160 cv e 25,5 kgfm Híbrido – 240 cv e 47,9 kgfm
Câmbio CVT ou AT AT6 ou AT9
Aceleração e velocidade máxima 1.5T – 10,7s e 180 km/h 1.3T – 8,8s e 207 km/h
1.6T – 8,1s e 180 km/h 2.0 gasolina – 6,3s e 228 km/h
2.0 diesel – 10,7s e 198 km/h
Híbrido – 9,7s e 180 km/h Híbrido – 6,8s e 206 km/h
Consumo cidade 1.5T – 6,9 km/l (E) e 10 km/l (G) 1.3T – 7,2 km/l (E) e 10,1 km/l (G)
1.6T – 9,9 km/l (G) 2.0 diesel – 10,6 km/l
2.0 gasolina – 8,3 km/l
Híbrido – 8,1 km/l (E) e 11,1 km/l (G) Híbrido – 26,1 km/l
Consumo estrada 1.5T – 8,3 km/l (E) e 11,7 km/l (G) 1.3T – 8,7 km/l (E) e 12 km/l (G)
1.6T – 11,7 km/l (G) 2.0 diesel – 13,6 km/l
2.0 gasolina – 11 km/l
Híbrido – 8,5 km/l (E) e 11,2 km/l (G) Híbrido – 24,7 km/l
Rodas e pneus 225/60 R18 225/55 R18 ou 235/45 R19
Medidas comprimento, 4,50 m; altura, 1,70 m; largura, 1,84 m; entre-eixos, 2,67 m comprimento, 4,40 m; altura, 1,62 a 1,64 m; largura, 1,81 m; entre-eixos, 2,63 m
Tanque 51 litros 60 ou 36 litros (versão híbrida)
Porta-malas 475 a 525 litros 410 a 420 litros
Peso  1.466 a 1.506 kg 1.504 a 1.908 kg
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Autor: Viny Furlani

Trabalha no segmento automotivo há mais de 18 anos. Desde 2009 trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escrevendo avaliações e notícias sobre carros, totalizando mais de 2.000 artigos.