A Tesla está planejando começar a produzir seu robô-táxi totalmente elétrico e autônomo até 2027, com o objetivo de transportar pessoas sem volante ou pedais até o final da década.
Uma das primeiras versões protótipo do veículo, apelidado de Cybercab, está atualmente em exibição no Museu Peterson, em Los Angeles, Califórnia, onde o chefe de design da Tesla, Franz von Holzhausen, revelou detalhes em um vídeo recente.
Von Holzhausen descreve o Cybercab como revolucionário na forma como as pessoas irão “possuir” e “usar” carros. Ele menciona a possibilidade de compra, leasing ou uso sob demanda, destacando um conceito de propriedade flexível que “poderia mudar a forma como nos movimentamos”.
Embora a ideia de robô-táxis seja intrigante, a proposta não é exatamente nova: veículos compartilhados e leasing já existem há muito tempo, e a principal inovação aqui seria a ausência de motoristas humanos.
O Cybercab traz elementos de design arrojados que buscam criar uma experiência futurista. Entre eles, portas estilo borboleta (não diédricas, como apontado no vídeo) e pneus com laterais pintadas de dourado para combinar com a carroceria.
A escolha da cor dourada, segundo Holzhausen, foi inspirada em uma possível evolução dos icônicos táxis amarelos de Nova York.
Outro detalhe curioso é a ausência de janela traseira, que, segundo o designer, aumenta o espaço de armazenamento em um carro compacto.
Embora a afirmação seja questionável, a Tesla parece mais interessada em cortar custos e reforçar o apelo de ficção científica do veículo do que em oferecer soluções práticas.
Apesar do visual chamativo, o Cybercab não se distancia fundamentalmente de outros carros. Ele ainda tem quatro rodas, portas, janelas e assentos, além de um sistema de infotainment e espaço de carga.
O que realmente o diferencia é a ausência de controles de direção, já que o veículo depende de um sistema de direção autônoma para funcionar.
O verdadeiro divisor de águas será se a Tesla conseguir cumprir suas promessas: fabricar o Cybercab por um preço acessível de US$ 30 mil, obter aprovação regulatória para seu uso em vias públicas e, principalmente, garantir que a tecnologia de condução autônoma funcione de forma segura, sem colocar vidas em risco.
Embora o Cybercab seja uma visão ousada, a Tesla tem um histórico de promessas não cumpridas em relação à direção autônoma total.
Atualmente, o veículo parece mais um conceito estilizado do que uma solução prática e revolucionária. Se a Tesla realmente entregar um robô-táxi acessível, funcional e seguro, o Cybercab poderá se tornar um marco na mobilidade urbana.
Até lá, permanece como uma ideia atraente, mas ainda distante de uma revolução concreta.
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