A Dodge não fabrica uma nova picape desde 2009. Se isso parece um erro, talvez seja porque muita gente ainda as chama de Dodge, mesmo depois da separação da divisão de caminhonetes para formar a marca Ram há 16 anos.
O hábito persiste, e sempre ficou a dúvida se isso incomoda os executivos das duas marcas. A resposta, ao que parece, é que não.
Durante um almoço com o CEO da Dodge, Matt McAlear, um jornalista perguntou, meio em tom de brincadeira, se eles se cansam de ouvir os clientes chamando as picapes Ram de Dodge.
McAlear riu e revelou que, na verdade, isso até ajuda nas vendas: “A maior fonte de leads (contatos de interessados) da Ram é o site da Dodge.”
Ou seja, esse não é um caso isolado. Em diversas partes dos Estados Unidos, especialmente nas regiões onde picapes dominam as ruas, as pessoas continuam se referindo a Chevys, Fords e Dodges.
Se alguém menciona um modelo da Ram de outra forma, geralmente é pelo nome do motor, como “Hemi” ou “Cummins”, mas quase nunca como Ram. Não é que os consumidores desconheçam a mudança, eles simplesmente não se importam.
Diante dessa realidade, faria sentido reunir as marcas novamente? McAlear não tem uma resposta definitiva:
“É engraçado. Não sei qual seria a melhor decisão. O valor da Ram cresceu muito desde 2009, quando nos separamos. Isso nos deu uma liberdade que permite à Dodge ser uma marca completamente insana, fora dos padrões. Se desagradarmos 95% das pessoas, não faz diferença. Não tentamos vender para todo mundo.”
Ele reconhece que existem vantagens e desvantagens em um possível retorno da Ram à Dodge, mas no momento, os clientes chamam os veículos como quiserem e ainda assim sabem onde encontrá-los.
Esse posicionamento contrasta com o da Jeep, que há alguns anos insistiu que a linha Wagoneer fosse tratada como uma marca separada.
Já no caso da Dodge e da Ram, parece que essa questão simplesmente não é um problema. Como concluiu McAlear: “Até as seguradoras ainda chamam de Dodge Ram.”
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!