CEO da RAM diz que ter tirado o motor HEMI V8 de linha foi algo antiamericano a se fazer, como se tirassem a bandeira dos EUA de seus cidadãos

ram 1500 2025 1
ram 1500 2025 1

A decisão da Stellantis de substituir o icônico motor HEMI V8 pelo mais moderno Hurricane 3.0 de seis cilindros turboalimentado gerou grande repercussão entre os fãs da Ram e compradores de caminhonetes.

Para o recém-recontratado CEO da marca, Tim Kuniskis, essa mudança foi mais do que uma questão técnica ou de performance; foi algo que contrariou um valor profundamente arraigado na cultura americana: a liberdade de escolha.

Os americanos amam a liberdade de escolha mais do que qualquer outra coisa ”, afirmou Kuniskis em entrevista. “Quando você tira essa liberdade e diz ‘você deve aceitar isso’, eles se revoltam. Seja algo lógico ou não, isso não importa. É antiamericano, é como se você tirasse a bandeira deles. E a reação é: ‘não, isso não vai acontecer’.”

O HEMI V8, com sua potência e sonoridade marcante, sempre foi um símbolo da robustez e do espírito das caminhonetes americanas.

ram 1500 2025 3
ram 1500 2025 3

Embora o Hurricane ofereça um desempenho superior em muitos aspectos, como potência e eficiência, a decisão de aposentar o motor V8 foi vista como uma ruptura com a tradição que muitos consumidores valorizam.

Kuniskis reconhece que a retirada do Hemi trouxe um impacto emocional que vai além da lógica de mercado.

“Eu escuto ‘Hemi, Hemi, Hemi’ o tempo todo. Mas preciso saber: isso é realmente sobre o motor ou sobre o fato de termos tirado algo que as pessoas amam? Somos assim como americanos. Você tira algo que amamos, e nós não gostamos disso.”

A polêmica em torno do fim do Hemi aconteceu em um momento já desafiador para a Ram. Mesmo após um facelift significativo, as vendas da linha de caminhonetes despencaram.

ram 1500 2025 12
ram 1500 2025 12

Em 2024, a marca registrou uma queda de 17% nas vendas anuais, com 373.120 unidades vendidas, contra 444.926 em 2023. No quarto trimestre, as vendas de 104.454 unidades representaram uma queda de 7% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Pela primeira vez em uma década, a Ram 1500 perdeu sua posição como o terceiro veículo mais vendido nos EUA, ultrapassada pelo Toyota RAV4 .

Kuniskis acredita que os problemas de vendas vão além do motor.

Ele apontou dificuldades de produção relacionadas à nova arquitetura eletrônica e ao próprio Hurricane, bem como a prioridade em lançar modelos de entrada, que não são os mais lucrativos. Ainda assim, ele não descarta que a falta do Hemi tenha contribuído para o declínio.

Embora Kuniskis não tenha confirmado planos para ressuscitar o Hemi, ele deixou a porta aberta para essa possibilidade.

“Se o desempenho dos novos modelos continuar abaixo do esperado, vamos analisar as opções. Mas, antes de tudo, preciso entender se a ausência do Hemi é realmente o problema ou se é apenas uma reação emocional”, disse ele.

O CEO destacou que, enquanto concorrentes como Ford e Toyota já migraram para motores menores e mais eficientes, a Ford ainda oferece um motor V-8 como opção, algo que ele acredita ser fundamental para agradar os consumidores americanos.

Kuniskis resumiu a questão ao afirmar que a decisão de retirar o Hemi não foi apenas técnica, mas simbólica, e talvez tenha subestimado a conexão emocional dos clientes com o motor.

“Retirar o Hemi pode ter sido uma decisão lógica, mas tirou algo que representava a liberdade de escolha que define o mercado americano.”


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias RAM

Na enquete anterior, a maioria das respostas, 39% (334 pessoas), indicou que prefere apenas ler as notícias, ao invés de comentar.

Agora, queremos saber: Dentre os 10 mais vendidos, qual é o melhor SUV compacto do mercado hoje?

(A ordem dos modelos abaixo é alfabética.)

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.