A crescente participação de Elon Musk em debates políticos globais está afastando alguns clientes da Tesla, e a Polestar está de olho nessa oportunidade.
O CEO da Polestar, Michael Lohscheller, afirmou em entrevista à Bloomberg News que muitos consumidores têm manifestado insatisfação com as recentes controvérsias envolvendo o fundador da Tesla.
“Recebemos muitas mensagens de pessoas dizendo que não gostam disso tudo,” disse Lohscheller. “É importante ouvir atentamente. E posso dizer que há um sentimento muito, muito negativo entre muitos.”
Lohscheller revelou que instruiu sua equipe de vendas a abordar proprietários insatisfeitos da Tesla, explorando a oportunidade de conquistar esse público.
Essa estratégia pode ajudar a Polestar a lidar com suas próprias dificuldades, já que a fabricante de veículos elétricos premium não conseguiu atingir as metas de vendas projetadas em 2021, quando foi listada na bolsa por meio de uma fusão com uma empresa de aquisição de propósito específico (SPAC).
Enquanto a Tesla enfrenta críticas, a Polestar também enfrenta desafios significativos. Desde sua estreia no mercado em junho de 2022, as ações da Polestar caíram 92%, enquanto as da Tesla subiram 73%.
A fabricante sueca, que foi desmembrada da Volvo e tem a chinesa Geely como controladora, agora aposta em um modelo de vendas mais tradicional e em novos lançamentos, como um SUV compacto, para aumentar suas vendas anuais em até 35% nos próximos três anos.
Lohscheller não poupou palavras sobre as recentes ações políticas de Musk, incluindo seu apoio ao partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD). Para o CEO da Polestar, que é alemão, esse tipo de envolvimento é inaceitável.
“Alguém de fora da Alemanha endossando partidos políticos de extrema direita é algo muito significativo,” afirmou Lohscheller. “Isso é pura arrogância, e essas coisas simplesmente não funcionam. É totalmente inaceitável.”
As declarações de Lohscheller chegam em um momento em que as entregas de veículos da Tesla caíram pela primeira vez em mais de uma década no último ano.
Além disso, as controvérsias em torno de Musk, incluindo suas declarações políticas e polarização, têm gerado reações negativas entre consumidores, especialmente na Europa.
Enquanto Musk segue sendo uma figura polarizadora, a Polestar tenta redefinir seu caminho. Lohscheller, que assumiu como CEO em outubro, aposta no lançamento de novos modelos e na transição para um modelo de revendas mais tradicional para atrair consumidores.
Se a estratégia de Lohscheller de conquistar clientes descontentes da Tesla será bem-sucedida ainda está para ser visto.
No entanto, fica claro que a Polestar está tentando capitalizar no desgaste da imagem de Musk para se reposicionar no mercado de veículos elétricos premium.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!