A Dacia, marca conhecida por oferecer veículos acessíveis e práticos, está prestes a dar um importante passo em direção à eletrificação.
O CEO Denis Le Vot confirmou que o próximo Dacia Sandero, o carro mais vendido na Europa em 2024, ganhará uma versão totalmente elétrica até o final de 2027.
Essa será uma grande novidade para o modelo que se tornou um sucesso de vendas graças ao seu equilíbrio entre preço e funcionalidade.
Embora Le Vot não tenha revelado detalhes específicos sobre o Sandero EV, ele destacou que a Dacia pretende expandir sua linha elétrica ao longo da próxima década, com mais de dois modelos novos lançados ano a ano.
Atualmente, o único modelo 100% elétrico da marca é o compacto Spring, produzido na China, que viu suas vendas caírem 63% no último ano devido à retirada de subsídios na França e tarifas europeias sobre EVs chineses.
A Renault, empresa-mãe da Dacia, já desenvolve tecnologias que podem ser utilizadas no Sandero elétrico.
O modelo pode ser baseado na plataforma AmpR Small, usada pelo Renault 4 e Renault 5, aproveitando o acesso da Dacia a tecnologias mais amortizadas do grupo para manter custos baixos.
Apesar do foco crescente em eletrificação, a Dacia continua sendo uma marca predominantemente voltada para veículos a combustão interna. Modelos maiores como Duster, Jogger e o recém-lançado Bigster já oferecem versões híbridas completas, e a marca está comprometida em ampliar essa oferta.
Até 2025, a Dacia lançará versões híbridas e híbridas leves de 48 volts em toda a sua linha, incluindo novas opções com tração nas quatro rodas.
A transição para a eletrificação é crucial para que o grupo Renault cumpra as metas de emissões de CO2 estabelecidas pela União Europeia.
No entanto, a Dacia, com uma gama mais voltada a motores a combustão, apresenta médias de emissões mais altas do que a Renault. Isso torna a demanda por modelos híbridos e elétricos ainda mais importante para evitar multas significativas.
Le Vot destacou que a aceitação do mercado em relação aos EVs e as decisões da Comissão Europeia sobre multas terão impacto direto no desempenho da marca em termos de CO2 em 2025.
Ele também enfatizou que a Dacia está focada em otimizar tecnologias para reduzir emissões, mesmo em powertrains menos eficientes, como os de tração integral.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!