CEO da Dacia confirma que Sandero terá nova geração totalmente elétrica até 2027; Será que virá para o Brasil?

dacia sandero stepway 2023 (1)
dacia sandero stepway 2023 (1)

A Dacia, marca conhecida por oferecer veículos acessíveis e práticos, está prestes a dar um importante passo em direção à eletrificação.

O CEO Denis Le Vot confirmou que o próximo Dacia Sandero, o carro mais vendido na Europa em 2024, ganhará uma versão totalmente elétrica até o final de 2027 .

Essa será uma grande novidade para o modelo que se tornou um sucesso de vendas graças ao seu equilíbrio entre preço e funcionalidade.

Embora Le Vot não tenha revelado detalhes específicos sobre o Sandero EV, ele destacou que a Dacia pretende expandir sua linha elétrica ao longo da próxima década, com mais de dois modelos novos lançados ano a ano.

Atualmente, o único modelo 100% elétrico da marca é o compacto Spring, produzido na China, que viu suas vendas caírem 63% no último ano devido à retirada de subsídios na França e tarifas europeias sobre EVs chineses.

dacia sandero stepway 2023 (2)
dacia sandero stepway 2023 (2)

A Renault, empresa-mãe da Dacia, já desenvolve tecnologias que podem ser utilizadas no Sandero elétrico.

O modelo pode ser baseado na plataforma AmpR Small, usada pelo Renault 4 e Renault 5, aproveitando o acesso da Dacia a tecnologias mais amortizadas do grupo para manter custos baixos.

Apesar do foco crescente em eletrificação, a Dacia continua sendo uma marca predominantemente voltada para veículos a combustão interna. Modelos maiores como Duster, Jogger e o recém-lançado Bigster já oferecem versões híbridas completas, e a marca está comprometida em ampliar essa oferta.

Até 2025, a Dacia lançará versões híbridas e híbridas leves de 48 volts em toda a sua linha, incluindo novas opções com tração nas quatro rodas.

A transição para a eletrificação é crucial para que o grupo Renault cumpra as metas de emissões de CO2 estabelecidas pela União Europeia.

dacia sandero stepway 2023 (3)
dacia sandero stepway 2023 (3)

No entanto, a Dacia, com uma gama mais voltada a motores a combustão, apresenta médias de emissões mais altas do que a Renault. Isso torna a demanda por modelos híbridos e elétricos ainda mais importante para evitar multas significativas.

Le Vot destacou que a aceitação do mercado em relação aos EVs e as decisões da Comissão Europeia sobre multas terão impacto direto no desempenho da marca em termos de CO2 em 2025.

Ele também enfatizou que a Dacia está focada em otimizar tecnologias para reduzir emissões, mesmo em powertrains menos eficientes, como os de tração integral.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, a maioria das respostas, 39% (334 pessoas), indicou que prefere apenas ler as notícias, ao invés de comentar.

Agora, queremos saber: Dentre os 10 mais vendidos, qual é o melhor SUV compacto do mercado hoje?

(A ordem dos modelos abaixo é alfabética.)

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.