
A Mazda anunciou sua nova estratégia chamada Lean Asset Strategy, focada em aumentar a flexibilidade de seus planos de eletrificação, melhorar a eficiência da produção e reduzir custos de pesquisa e desenvolvimento por meio de parcerias estratégicas.
Como parte dessa abordagem, a montadora japonesa reduziu seu investimento planejado em veículos elétricos e revelou o novo motor SkyActiv-Z, que será lançado em 2027 em uma configuração híbrida no próximo CX-5.
A empresa definiu o período até 2030 como o “amanhecer da eletrificação” e, para enfrentar esse momento de transição, continuará apostando na estratégia Multi-Solution.
Isso significa que a Mazda seguirá oferecendo uma combinação de motores a combustão, híbridos e elétricos, de acordo com a demanda do mercado.

O investimento planejado em eletrificação foi reduzido de 2 trilhões de ienes (13,3 bilhões de dólares) para 1,5 trilhão de ienes (10 bilhões de dólares), graças às parcerias com empresas como Changan, Toyota, Denso e BluE Nexus.
Além disso, a Mazda adotará linhas de produção flexíveis, capazes de montar tanto veículos elétricos quanto modelos a combustão.
Essa abordagem permite reduzir em 85% os custos em comparação com a construção de uma fábrica dedicada exclusivamente a veículos elétricos.
Para isso, a empresa utilizará tecnologias como veículos guiados automaticamente, inteligência artificial e atualizações over-the-air (OTA) na fábrica, otimizando a cadeia de suprimentos.

Além dos modelos desenvolvidos em parceria com a Changan, como o sedã elétrico Mazda6e e o futuro SUV CX-6e, a marca também está trabalhando em um novo EV próprio, previsto para 2027.
Esse modelo será construído sobre uma plataforma desenvolvida internamente, projetada para acomodar diferentes tipos de bateria e configurações de veículos.
A Mazda afirma que, por meio de suas colaborações, conseguiu reduzir os custos de desenvolvimento de EVs em 40% e o tempo de produção pela metade.
O modelo será fabricado no Japão e utilizará baterias fornecidas pela Panasonic Energy Corporation, sendo lançado globalmente em mercados como Japão, Europa e América do Norte.

Outro grande destaque é o motor SkyActiv-Z, que estreará na próxima geração do CX-5. Esse motor será combinado com um sistema híbrido desenvolvido pela própria Mazda.
Embora o SUV de nova geração deva ser apresentado ainda este ano, a versão híbrida equipada com o SkyActiv-Z chegará apenas no final de 2027.
A Mazda afirma que o novo motor se aproxima da “combustão ideal”, oferecendo alta eficiência energética e bom desempenho.
Além disso, ele já foi projetado para atender a regulamentações rigorosas de emissões, como Euro 7 na Europa e LEV4 e Tier 4 nos Estados Unidos, garantindo sua permanência na linha da montadora nos próximos anos.
A tecnologia SkyActiv-Z não se limitará a motores de quatro cilindros.
A Mazda também planeja utilizá-la em propulsores de seis cilindros em linha para modelos maiores, além de integrá-la ao desenvolvimento de um novo motor rotativo com emissões reduzidas.
Como parte dessa reestruturação, a marca consolidará sua linha de motores, reduzindo pela metade a quantidade de variantes em produção.
O CEO da Mazda, Masahiro Moro, destacou que a indústria automotiva está passando por uma mudança sem precedentes e que a empresa continuará evoluindo para manter a essência do prazer ao dirigir.
Segundo ele, o objetivo da Mazda é equilibrar a eficiência dos negócios com o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, garantindo valor exclusivo aos seus clientes independentemente da escala da empresa.

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