Há alguns anos, falava-se na indústria sobre um ponto de virada, um momento em que a evolução do carro elétrico não teria mais volta. Isso já passou e agora o que resta sobre o assunto é a dita paridade de custos.
Pois bem, uma pesquisa feita pela BloombergNEF apontou que a paridade de custos entre carros elétricos e a combustão será estabelecida em 2026. Coincidentemente ou não, será nessa época que alguns fabricantes de veículos farão mudanças importantes sobre a eletrificação.
O pilar dessa paridade é o custo de US$ 100/kWh, tão almejado pela indústria, mas, segundo os dados apurados, 2024 alcançou a marca de US$ 115/kWh, devido ao que se gasta com a produção de baterias de lítio, cada vez mais complexas.
Fora 343 pontos de dados sobre carros elétricos analisados na pesquisa, que é realizada desde 2010. Agora, sabemos que o Santo Graal dos carros elétricos será alcançado em menos de dois anos.
Em 2010, por exemplo, o kWh estava na casa de US$ 1.300. De lá para cá, houve uma queda vertiginosa de custos, especialmente após 2017, mas o grande salto mesmo se deu com a China.
Como se sabe, há pelo menos uma década, a China tentava conquistar o mundo com carros a combustão, com a maioria de qualidade duvidosa. Fracassaram. Todavia, quando decidiram apostar no carro elétrico, encontraram seu admirável novo mundo…
A BloombergNEF escreveu: “Espera-se que a China sozinha produza células de bateria suficientes para atender a 92% da demanda global total de 1,2 terawatt-hora para segmentos de EV e armazenamento estacionário em 2024.
A agência continuou: “Isso exerceu pressão descendente sobre os preços das baterias. Fabricantes menores estão sendo desafiados por seus pares maiores, pressionados a reduzir os preços das células e cortar margens de participação de mercado.”
Com quase toda a indústria automotiva chinesa vendo o carro elétrico como futuro, os preços tenderão a continuar caindo. Em 2026, na Europa, grupos como Stellantis, Volkswagen e Renault colocarão carros elétricos mais baratos nas ruas, o que de certo modo, ajuda nessa métrica.
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