As montadoras venderam a ideia dos carros conectados como uma revolução para os motoristas.
O novo tipo de sistema seria ótimo, pois supostamente as atualizações seriam feitas sem nem mesmo o dono ter que ir até a concessionária.
Mas é claro que esse tipo de “atualização” tende a ser feito para beneficiar a empresa mais do que os seus clientes.
E esse é exatamente o problema enfrentado por um proprietário de um Jeep Grand Cherokee 2022, que afirma estar sendo bombardeado com anúncios pop-up na tela do sistema multimídia do carro.
Ele postou no Reddit uma foto do alerta dentro do veículo, que sugere que ele “compre tranquilidade” assinando um plano FlexCare Extended Care Premium.
Seria uma coisa se isso acontecesse apenas uma vez, mas o dono afirma que o anúncio ocupa “a tela inteira… toda vez que o carro para, mesmo se você apertar OK.”
Para piorar, há ainda uma opção para iniciar uma ligação por Bluetooth, que provavelmente conecta o motorista a um atendente pronto para convencê-lo a assinar o serviço.
O detalhe mais irritante? A garantia oferecida só está disponível para carros com menos de 36.000 milhas rodadas.
“Passei das 36.000 milhas na semana passada”, disse o dono do Jeep. “E essa mensagem começou a aparecer ontem.”
Ou seja, mesmo que o motorista quisesse aceitar a oferta, ele já não estaria mais qualificado para o serviço. Se o carro é tão inteligente assim, por que não sabe quantas milhas tem no hodômetro?
E essa prática da Jeep não é nova. Há relatos de pop-ups semelhantes em modelos como Wrangler e Gladiator pelo menos dois anos atrás. Curiosamente, o dono do Grand Cherokee afirma que comprou o carro zero-quilômetro e que essa mensagem só começou a aparecer agora.
Para quem quiser se livrar desse incômodo, existe uma maneira – mas não sem antes passar por algumas burocracias digitais.
Os anúncios podem ser desativados pelo site Jeep Connect, mas para isso o proprietário precisa criar uma conta, fornecer o número do chassi (VIN) do carro e navegar por uma série de menus até encontrar a opção para desligar as “notificações dentro do veículo”.
É isso que recebemos por abraçar a modernidade: um carro que sabe qual cafeteria você frequenta toda quarta-feira, mas não reconhece que já passou da quilometragem para vender um serviço inútil.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!