Foi apresentado oficialmente em Fortaleza o carro voador da startup Vertical Connect, que surgiu em meio ao público na capital cearense, como uma proposta inovadora de e-VTOL de projeto e fabricação brasileira, cujo preço será de R$ 2,1 milhões.
Já tendo firmado um acordo com o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), a Vertical Connect mostrou ao público o Gênesis X1, que tem um peso máximo de decolagem de 540 kg.
Tendo oito rotores elétricos duplos, o Gênesis X1 tem oito hélices e pode levar duas pessoas, sendo que uma delas é o piloto. A aeronave conta com sistema anticolisão e paraquedas balísticos.
O Gênesis X1 continua em forma de protótipo, mas o primeiro voo de teste ocorrerá em janeiro com duas aeronaves, iniciando assim um longo processo de avaliações em voo e depois a certificação da aeronave.
Segundo a Vertical Connect, o Gênesis X1 terá aplicações diversas, como monitoramento ambiental, segurança pública, atividades agrícolas e até mesmo lazer, ainda mais que se trata de um novo tipo de aeronave que atrairá o interesse de muitos.
Entrando num mercado de e-VTOL diferente do segmento da Eve, da Embraer, que foca em transporte coletivo, o carro voador da Vertical Connect poderá no futuro ser uma opção para vencer o trânsito em grandes cidades. Da mesma forma, como ligação entre terminal aeroportuários ou um tipo de modal nos serviços de aplicativo.
Tendo participação de várias instituições de ensino tecnológico, o projeto do Gênesis X1 está movendo a sociedade cearense no sentido de se criar no estado uma base industrial aeroespacial com a produção local dessa aeronave.
Sendo 100% elétrico e com base para uma navegação autônoma, o Gênesis X1 não é o único projeto da Vertical Connect, tendo ainda o Gênesis GX-L, um modelo de proposta esportiva e particular.
Com tempo de voo de 60 minutos e velocidade máxima de 130 km/h, o Gênesis X1 tem 5,00 m de comprimento, 4,80 m de largura e 1,40 m de altura, com 500 m de altura como teto de cruzeiro.
[Fonte: Diário do Nordeste]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!