A BMW aproveitou o Consumer Electronics Show (CES) 2025, em Las Vegas, para apresentar o próximo passo na evolução de sua interface de usuário, o sistema iDrive Panoramic.
Bem, evolução, dependendo da sua opinião, pois o festival de telas no painel só fica pior a cada ano que passa.
Baseado no conceito i Vision Dee de 2023 e aprimorado nos protótipos Vision Neue Klasse, este sistema promete “transformar a experiência” de interação dos motoristas com seus veículos, indo além do já avançado Operating System 9.
O iDrive Panoramic combina quatro elementos principais:
BMW Panoramic Vision: Este sistema projeta informações diretamente no para-brisa.
Ao invés de um HUD tradicional, os dados são exibidos em uma faixa preta que se estende de um lado ao outro do painel, com informações personalizáveis para passageiros e foco na visão do motorista para dados críticos.
BMW 3D Head-Up Display: Refinado para exibir navegação e informações de direção autônoma diretamente na linha de visão do motorista. Trabalha em conjunto com o Panoramic Vision para evitar sobrecarga de informações.
Tela Central: Com tecnologia de retroiluminação matricial e a funcionalidade QuickSelect, a tela oferece widgets personalizáveis e a possibilidade de “arrastar” informações para o display Panoramic Vision.
Volante Multifuncional: Embora os botões sejam táteis, a BMW afirma que eles têm superfícies em relevo que ajudam a localizá-los sem tirar os olhos da estrada.
A integração entre esses sistemas é o destaque do novo iDrive. Um exemplo prático: ao receber uma chamada, o Panoramic Vision exibe um gráfico, enquanto um botão no volante se ilumina em verde para atender.
Informações de navegação são divididas entre o 3D HUD e o Panoramic Vision, enquanto a tela central oferece uma visão completa do mapa.
Infelizmente, funções como limpadores de para-brisa, indicadores de direção e controle de volume agora são operadas por botões táteis ou comandos de voz, o que a maioria dos motoristas não gosta.
O BMW Intelligent Personal Assistant foi aprimorado para conversas mais naturais, permitindo comandos como “Leve-me a um posto de recarga próximo a um supermercado.”
Baseado no Android Open Source Project, o novo sistema permitirá atualizações contínuas e a adição de novos recursos.
Modelos baseados na arquitetura Neue Klasse também terão o HypersonX, uma experiência sonora com 43 sinais e sons especiais para os modos Personal e Sport.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!