Uma das táticas dos japoneses no mercado americano é a espera. Sim, as marcas nipônicas muitas vezes se fingem de mortas, enquanto as concorrentes americanas e de outras origens decidem cortar seus carros que não dão mais lucro.
Isso, num mercado polarizado pelo SUV, torna a vida de sedãs e hatches um verdadeiro inferno e sabemos bem como é ver marcas como Ford e Chevrolet sem modelos de três volumes, por exemplo.
Todavia, alguns aguardam a última pá de cal das Big Three para então ver as vendas de seus produtos avançarem. Com as baixas de vários segmentos, sempre haverá órfãos nessa guerra comercial e é aí que atores como o Mitsubishi Mirage aparecem.
Hatch subcompacto, o Mirage é um dos raros modelos oferecidos nos EUA que seguem fiéis à proposta e um dos últimos hatches que se pode ver por lá. Agora sendo o carro mais barato da América, o pequeno japonês importado da Tailândia sorri.
Custando a partir de US$ 16.695 ou R$ 103.190, o Mirage vendeu 29.766 unidades, sendo isso 125% mais que em 2023, quando apenas 13.213 foram emplacados nos states.
Com 3,84 m de comprimento, 1,66 m de largura, 1,50 m de altura e 2,45 m de entre eixos, o Mitsubishi Mirage tem o porte que muitos americanos ainda apreciam e motorização adequada, com um 1.2 litro e um câmbio CVT bebendo pouca gasolina.
Ainda que o preço esteja muito acima do esperado para um mercado como os EUA, considerando ainda que se trata do carro mais barato que se pode comprar zero km por lá, o Mirage ainda resiste, porém, já com prazo de validade.
Isso porque sua produção se encerrou em agosto de 2024 e a Mitsubishi tem estoques nos EUA para até o próximo verão americano. Infelizmente, a partir daí, não haverá sucessor para o pequenino dos três diamantes, exceto se o Nissan March mexicano ostentar o logotipo citado.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!