A tecnologia de bateria está avançando a passos largos agora e algumas empresas estão obtendo bons resultados com suas inovações e uma delas vem da empresa Nyobolt, que apresentou um carro esportivo com uma bateria de carregamento ultrarrápido.
Nesse caso, a tecnologia da Nyobolt pode ter de 10% a 80% de carga em apenas 4 minutos e 37 segundos no plugue, sendo até mais rápido que os abastecimentos completos ou parciais.
A Nyobolt disse que o tempo de recarga é “o dobro da velocidade da maioria dos veículos de carregamento mais rápidos hoje, sendo os primeiros quatro minutos em uma corrente constante de 500 A, [e] isso forneceria 193 km de alcance”.
No entanto, a bateria do Nyobolt tem somente 35 kWh, o que a torna bem pequena para os padrões atuais, provendo uma autonomia totalmente carregada de 250 km.
Com base no Lotus Elise, o esportivo é bem leve, pesando somente 1.250 kg, sendo isso considerado “leve” no mundo dos carros elétricos. A empresa explicou ainda como funciona esse novo tipo de bateria.
A Nyobolt diz que os: “materiais de ânodo patenteados de carbono e óxido metálico de última geração, [um] design inovador de célula de baixa impedância, [e] eletrônica de potência integrada e controles de software – são melhores”.
A empresa continua: “Em particular, eles afirmam ter resolvido problemas relacionados à degradação da bateria, pois disseram que suas “células de 24,5Ah já completaram com sucesso mais de 4.000 ciclos completos de carga rápida DoD, o que equivale a mais de 965.606 km se usado no pacote Nyobolt EV, mantendo mais de 80 por cento da capacidade da bateria.”
Tendo sido desenvolvido unilateralmente, usando um Lotus Exige, a Nyobolt busca aprimorar o uso de um tipo de bateria que cairia perfeitamente bem em carros PHEV como dos chineses, que certamente lhe tomariam uma rápida recarga e ainda uma autonomia híbrido que pode superar a de muitos carros elétricos.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!