
Não faz muito tempo que a Ford teve a ideia de fazer com que seus carros denunciassem outros motoristas e alertassem sobre perigos em ruas e estradas. Mas, a coisa real veio da Waymo, divisão de condução autônoma do Google.
Em Los Angeles, um ladrão de carros decidiu que poderia levar um Jaguar I-Pace para fazer dinheiro, mas descobriu que quando esse modelo é da Waymo, não se vai muito longe.
Elétrico e autônomo, o crossover da marca inglesa foi invadido por um homem aparentemente alcoolizado. O veículo não obedeceu aos seus comandos e acionou a polícia de Los Angeles, segundo a CBS News.
Num vídeo, policiais de um esquadrão de ação rápida chegam ao veículo parado, com o indivíduo no banco do motorista. Eles rapidamente, portando escudos, retiram o homem do carro, dominando a situação.
O caso aconteceu entre as ruas South Hill e Fifth por volta das 00h30, segundo o Departamento de Polícia de Los Angeles. O homem foi levado e responderá por seus atos.

A Waymo disponibiliza seus carros autônomos exclusivamente para um seleto grupo de usuários, que podem usar os carros autônomos 24 horas por dias durante os sete dias da semana.
O número limitado de usuários está nas áreas de Los Angeles, São Francisco, Phoenix e algumas zonas vizinhas da cidade do Arizona. Ainda assim, segundo a Waymo, mais de 5 milhões de viagens já foram feitas nos EUA.
Diante de tudo isso, a Waymo disse que “apenas um punhado de casos” semelhantes já foram registrados, sempre com alguém tentando levar um carro que dirige sozinho e que, eventualmente, acionará as autoridades se o “usuário” se comportar indevidamente.
“Os veículos Waymo são projetados para que indivíduos não autorizados não possam desativar o sistema de direção automatizado e operar manualmente os veículos”, disse a empresa.
A Waymo esclareceu: “Quando qualquer indivíduo não autorizado se senta no assento do motorista, a equipe de Suporte ao Passageiro da Waymo pode pedir que ele saia do veículo e encerre a viagem. Se ele não obedecer aos comandos para sair do veículo, o Suporte ao Passageiro coordena com nossa Equipe de Resposta a Emergências, que trabalha com a polícia para responder.”

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!