O Canadá tinha um programa de crédito federal para incentivar as vendas de carros elétricos no país bilíngue, com crédito equivalente a US$ 5.000.
Todavia, o fundo para este apoio de Ottawa acabou em meio ao crescimento das vendas de carros elétricos, acontecendo nada menos que dois meses antes da previsão do governo real.
Assim como em outros países que decidiram incentivar as vendas de carros elétricos, o Canadá criou em 2019, o Incentives for Zero Emission Vehicles (iZEV).
O valor citado era concedido para compra de carros novos, com desconto direto no preço ou abatimento do leasing contratado.
Assim, mesmo quem não ficaria com o veículo no final do contrato, acabaria pagando US$ 5.000 a menos nas mensalidades.
Obviamente, diante do bom incentivo federal, os consumidores canadenses embarcaram na ideia de ter um carro elétrico e o fundo chegou ao fundo…
Após mais de 546 mil carros elétricos vendidos em pouco mais de cinco anos, o Canadá agora enfrenta o desafio de manter as vendas diante da falta do iZEV.
Diferente do vizinho do sul, o Canadá tem um programa de eletrificação mais sólido, com 20% das vendas sendo de carros elétricos até 2026 e 100% do mercado comprando veículos de zero emissão em 2035.
Até novembro, o Canadá pagou US$ 927 milhões por mais de 124 mil carros elétricos que foram elegíveis para obter o benefício.
Mesmo sem o bônus federal, os canadenses encontram descontos de US$ 2.500 a US$ 5.000 nas marcas que vendem carros elétricos, mas ainda não se sabe até onde elas aguentarão.
Pode ser que, diante de uma situação como essa, Ottawa decida por um novo incentivo temporário, embora na atual política atual do Canadá, isso parece difícil de acontecer.
Isso porque, como já falamos, os fabricantes no momento estão sustentando as vendas com desconto e deverão continuar a fazê-lo diante da falta do crédito federal, mas por quanto tempo?
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