![alavanca cambio zigue zague alavanca cambio zigue zague](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/alavanca-cambio-zigue-zague.jpg)
Os carros com câmbio automático estão mais populares do que nunca. Com isso, ficamos mais acostumados a dirigir este tipo de veículo.
Mas, olhando a alavanca de câmbio dos modelos automáticos, nota-se uma diferença visual, onde temos dois grupos: um com alavanca de trilho reto, e o outro com alavanca em ziguezague.
É claro que os modelos com essas alavancas em ziguezague são os mais antigos, pois este estilo não combina muito com o visual interno dos carros mais recentes.
O design interior de um carro é muito importante para chamar a atenção do comprador, e isto inclui escolher entre a alavanca de câmbio reta e a alavanca em ziguezague.
Por que será que existem estes dois tipos, e qual é a diferença entre eles?
![cambio automatico cambio automatico](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/cambio-automatico-1024x683.jpg)
Na prática, os dois tipos não exercem nenhuma diferença no modo como o motorista vai usar o carro, no dia-a-dia.
O estilo da alavanca seletora de marchas não afeta como funciona o câmbio automático.
O estilo ziguezague é usado pois a empresa fabricante quer impedir o acionamento acidental da alavanca enquanto o carro estiver sendo usado.
É muito mais difícil esbarras na alavanca e acabar mexendo ela de lugar, pois você não precisa apenas puxar ela para baixo ou para cima, também precisa a deslocar para um lado ou o outro.
A marca inglesa Jaguar teve até mesmo um câmbio com trilho em formato de J, usado no modelo Jaguar XJ, estilo de câmbio que lá no exterior é chamado de J Gate.
![jaguar j gear shift jaguar j gear shift](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/jaguar-j-gear-shift.jpg)
Mas nota-se que a ideia não teve muito sucesso, pois outras marcas não decidiram inventar câmbios com trilhos diferentes e nem mesmo a Jaguar continuou com a solução.
A alavanca de câmbio reta tem um estilo simples e direto. É fácil de usar e ideal para quem é novo no câmbio automático.
Alavanca de Câmbio Reta | Alavanca em Ziguezague |
---|---|
Seleção direta e linear de marchas | Movimento lateral para seleção de marchas |
Design simplista e intuitivo | Design que aumenta a segurança ao evitar mudanças involuntárias |
Ideal para condução cotidiana | Preferível para uma experiência de condução mais controlada |
Menos mecanismos de segurança adicionais | Incorpora mecanismos como botões ou gatilhos de segurança |
![google news2](https://www.noticiasautomotivas.com.br/google-news2.png)
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!