Califórnia pode excluir Tesla de incentivos fiscais apesar dela produzir no estado; Elon Musk diz que isso é loucura

teslas model 3
teslas model 3

Se alguém tinha dúvidas sobre o pensamento de Elon Musk sobre incentivos para carros elétricos após seu apoio à campanha de Donald Trump, agora não tem mais…

O gabinete de Gavin Newsom, governador da Califórnia, afirmou que a Tesla pode ser excluída de novo programa de incentivos fiscais para carros elétricos que o estado americano estaria planejando, caso Trump corte o bônus federal.

Como se sabe, a Tesla mudou sua sede da Califórnia para o Texas, porém manteve a fábrica de Fremont, onde são produzidos os Model S, Model X e também os menores Model 3 e Y.

Segundo a Reuters , provavelmente os carros da Tesla não se qualificariam para os novos créditos fiscais estaduais da Califórnia, conforme uma proposta em andamento.

No entanto, isso só ocorrerá se o presidente eleito Donald Trump eliminar o crédito fiscal federal para compras de veículos elétricos, segundo o gabinete do governador Gavin Newsom.

Outro motivo, além da transferência da sede, pode ser o apoio de Musk a Trump, que já anunciou que não sustentará os créditos da chamada Lei de Combate à Inflação do atual governo, embora não tenha dado mais detalhes de como o fará.

O crédito federal é de US$ 7.500 e a Califórnia supostamente estaria preparando algo de valor equivalente para fazer alguma diferença com o fim do bônus de Washington.

Com a declaração californiana, as ações da Tesla caíram 4% nesta segunda-feira. Após o fechamento da bolsa, as ações caíram ais 1,2% em negociações fora da casa.

Elon Musk reagiu no X, dizendo: “Mesmo que a Tesla seja a única empresa que fabrica seus EVs [carros elétricos] na Califórnia! Isso é loucura.” Ainda assim, Musk disse que apoia o fim dos subsídios para veículos elétricos, petróleo e gás.

Em 2023, o Programa de Reembolso para Veículos Limpos da Califórnia consumiu US$ 1,49 bilhão com redução do preço de compra de 594 mil carros.

Na declaração, o gabinete de Newsom disse: “A proposta do governador para descontos de ZEV, e qualquer potencial capitalização de mercado, está sujeita à negociação com o legislativo. Qualquer potencial capitalização de mercado teria como objetivo promover a competição de mercado, inovação e dar suporte a novos entrantes no mercado”.

Com 22% das vendas somente de carros elétricos, a Califórnia é um mercado bom para esse tipo de veículo que, até setembro, teve 294.000 emplacamentos no estado.

 


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, a maioria das respostas, 35% (199 pessoas), indicou que acessa o NA há menos de um ano. Na segunda posição ficou "acesso há mais de 10 anos", com 21% (116 pessoas).

Agora, queremos saber: Sobre comentar nas notícias, qual é a sua posição?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X