A fabricante chinesa BYD alcançou um marco histórico no terceiro trimestre deste ano, superando a Ford em vendas globais de veículos pela primeira vez.
Com a impressionante marca de 1,13 milhão de unidades vendidas entre julho e setembro, um crescimento de 38% em relação ao mesmo período do ano passado, a BYD consolidou sua posição como a sexta maior montadora do mundo.
Esse desempenho coloca a empresa em rota para atingir a marca de 4 milhões de veículos vendidos até o final de 2024, potencialmente ultrapassando a Ford em vendas anuais.
No mesmo período, a Ford entregou cerca de 40 mil veículos a menos do que a BYD, caindo para a sétima posição no ranking global.
Apesar de ainda manter uma leve vantagem nos números acumulados entre janeiro e setembro, com 3,3 milhões de veículos vendidos contra 3,25 milhões da BYD, a montadora americana enfrenta crescente pressão da concorrência chinesa.
A BYD não está sozinha nessa trajetória ascendente. Outras marcas chinesas, como Geely e Chery, também vêm ganhando destaque no mercado global.
A Geely reportou um aumento de 14% nas vendas nos primeiros nove meses de 2024, alcançando 820 mil unidades, superando a Nissan e aproximando-se da Honda. Já a Chery registrou um crescimento de 27%, totalizando 550 mil veículos vendidos, subindo para a 12ª posição no ranking.
Enquanto isso, montadoras tradicionais enfrentam quedas significativas nas vendas.
A Toyota, líder global, viu seus números recuarem 4% no terceiro trimestre, com 2,73 milhões de unidades entregues, mas ainda mantém uma ampla vantagem sobre o Grupo Volkswagen, que sofreu uma queda de 7% e vendeu 2,17 milhões de veículos.
O Hyundai Motor Group, terceiro colocado, também apresentou declínio, com uma redução de 3% para 1,77 milhão de unidades. Stellantis, por sua vez, registrou uma queda drástica de 20%, vendendo apenas 1,14 milhão de veículos no período.
O desempenho expressivo da BYD não se limita às vendas. No terceiro trimestre, a empresa gerou uma receita de 201 bilhões de yuan (cerca de 27,6 bilhões de dólares), superando gigantes como a Tesla, que registrou 25,2 bilhões de dólares no mesmo período.
Esse resultado reflete não apenas o aumento na demanda por seus veículos, mas também a crescente competitividade da marca em mercados fora da China, impulsionada por uma linha diversificada de modelos elétricos e híbridos.
Com o avanço de marcas como BYD, Geely e Chery, a indústria automotiva global enfrenta um cenário de transformação acelerada. Montadoras tradicionais, pressionadas pela competição asiática e pela transição para veículos elétricos, precisarão se adaptar rapidamente para manter sua relevância nos próximos anos.
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