BYD tem interesse em fábrica no México para vender nos EUA

byd fabrica 3
byd fabrica 3

A BYD está oficialmente considerando uma fábrica no México para atingir o mercado norte-americano, mas os passos estão sendo bem calculados, já que dois fatores podem complicar para a empresa e acarretar implicações políticas.

Segundo o jornal japonês Nikkei, citando um representante da BYD, a montadora chinesa está considerando mesmo a construção de uma planta no México visando atingir o mercado americano, graças ao acordo atual pós-Nafta.

Zhou Zou, gerente nacional da BYD México, revelou que a produção internacional é indispensável para o crescimento da montadora e o país latino é um mercado-alvo para a empresa.

Para a BYD, o mercado internacional representa apenas 8% de suas vendas totais, praticamente concentradas no mercado chinês, então, a marca tem enorme potencial de crescimento fora do país asiático.

Diante disso, países como Brasil, Hungria e México se tornam países importantes para ampliar o alcance da marca e manter sua liderança diante da Tesla. Atuando na terra dos Astecas, ela conseguiria também atingir o mercado local e latino.

Zhou Zou não revelou onde a fábrica poderá ser erguida, mas os estados de Nuevo León e Bajio são os candidatos mais fortes, mas a montadora pode escolher outros locais, inclusive a Península de Yucatán.

Para a BYD, fabricar no México é vital para atuar nos states, uma vez que os custos trabalhistas nos EUA aumentaram muito e se tornou inviável fazer qualquer coisa lá, deixando o país-latino como único recurso.

Mesmo assim, em Washington, já se fala do perigo da BYD e outras montadoras chinesas se instalarem no México, pois seus preços menores colocarão as montadoras americanas em situação ruim.

Mas, para a BYD, a situação ainda não é boa e novembro de 2024 será fundamental para saber se valerá a pena ou não fabricar no México, visto que se o ex-presidente Donald Trump for eleito novamente, os carros elétricos de modo geral terão problemas nos EUA.

[Fonte: Nikkei ]


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias BYD

Na enquete anterior, a maioria das respostas, 35% (199 pessoas), indicou que acessa o NA há menos de um ano. Na segunda posição ficou "acesso há mais de 10 anos", com 21% (116 pessoas).

Agora, queremos saber: Sobre comentar nas notícias, qual é a sua posição?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X