A BYD quer elevar a briga com a Tesla para outros níveis, já que nas vendas de carros eletrificados a marca chinesa tem levado vantagem sobre a americana, com a disputa sendo quase mensal entre as duas.
Embora a Tesla tenha protagonismo ainda no mundo de carros elétricos, ela vem ganhando atenção com a robótica, onde o Optimus surge como um dispositivo humanoide que vem surpreendendo o mundo.
Elon Musk vem investindo pesado no robô da Tesla, o qual pretende vender com preços estimados entre US$ 20 mil e US$ 30 mil. Feito para atividades domésticas e também industriais, já tendo sido visto em testes na linha de montagem do Model Y, o Optimus quer revolucionar.
Além disso, a Tesla também está apostando em inteligência artificial não somente para os robôs, mas também para os carros, como o Cybercab. Mas, é a BYD? A Build Your Dreams também está focada nessas duas tecnologias.
Usando a empresa FinDreams Technology, criada em 2003 para desenvolver novas tecnologias para a BYD, numa época em que ainda produzia o carburado BYD Flyer, porém, hoje desenvolve robôs humanoides que querem atrapalhar a vida do Tesla Optimus.
A BYD está empenhada não somente nos humanoides, mas também em quadrúpedes, como os que a Boston Dynamics produz sob o controle da Hyundai. No entanto, diferente da Tesla, a chinesa quer que seu robô seja um operário obediente e trabalhe somente em suas fábricas.
Isso evidentemente não é um bom recado para os funcionários de chão de fábrica da empresa, mas a Tesla já teve essa mesma ideia e não é difícil imaginar a montagem final sem robôs bípedes que realizam os mesmos trabalhos feitos por humanos.
Recentemente, sem robôs humanoides, a gigante de tecnologia Xiaomi mostrou que uma fábrica de 150.000 carros por ano por funcionários com apenas 20 funcionários por turno.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!