BYD Song Pro será nacional em 2025; fábrica da marca chinesa na Bahia terá produção de híbrido flex

byd song pro 2025 1
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A BYD iniciará a produção do modelo Song Pro Flex no Brasil em 2025, sendo ele o primeiro híbrido flex nacional da marca chinesa, que chegará em agosto do próximo ano num processo de montagem completa.

Todavia, antes disso, em março, o processo partirá em SKD, com kits semidesmontados, de modo a acelerar a produção e evitar o pagamento de mais tributos, que aumentarão em julho de 2025.

Desenvolvido com engenharia brasileira na China , o BYD Song Pro Flex chegará ao mercado nacional com bom nível de conteúdo localizado e com propulsor 1.5 aspirado, que atualmente entrega 98 cavalos na gasolina.

Com potência combinada ainda desconhecida, o BYD Song Pro Flex partirá com mais força sobre o Toyota Corolla Cross Hybrid, que só deve virar PHEV em 2026 ou em sua próxima geração.

O Song Pro Flex pode ter ainda duas opções de bateria Blade, como o modelo atual e outros ajustes necessários para rodar com o combustível vegetal, assim como modificações para torná-lo ainda mais atraente..

Além disso, a BYD revelou que sua fábrica em Camaçari, na região metropolitana de Salvador, terá pelo menos 109 mil trabalhadores em 2025, mas devendo chegar a 20 mil funcionários em 2026.

Em meio à polêmica envolvendo as empreiteiras que fazem parte da fábrica, a BYD busca mostrar como está comprometida com a produção nacional, onde também fará o Dolphin Mini, além de Dolphin, Song Plus, Yuan Plus e King.

Com R$ 5,5 bilhão de investimento nos próximos anos, a BYD quer produzir inicialmente 150.000 carros por ano em Camaçari, mas o projeto já contempla duplicar a linha de produção, chegando assim a 300.000 carros.

Tendo sua planta de produção na Bahia, a BYD se concentrará mais na fabricação dos modelos de maior volume, importando então os produtos mais caros de seu portfólio no país.

A BYD não revelou ainda se a picape Shark será feita no país, já que o México parece tentador demais em termos tributários.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X