A BYD comemorou a produção de 7 milhões de carros eletrificados, um marco importantíssimo para o fabricante chinês que atualmente peita a Tesla na disputa pela liderança mundial em carros elétricos.
O BYD de número 7.000.000 nem leva o ogo da marca e sim da Denza, submarca criada em parceria com a Mercedes-Benz, que agora tem somente 10% do negócio, convertendo a bandeira numa subsidiária da empresa.
Fabricado em Jinan, o carro comemorativo é um Denza N7, que agora se torna um marco na história da BYD, que vem crescendo a passos largos. Ela chegou à produção de 1 milhão de veículos de energia limpa em maio de 2021.
Então, foram precisos mais 18 meses para pular de 1 para 3 milhões e daí para os 5 milhões de unidades em apenas mais 9 meses. O ritmo de crescimento seguiu acelerado e, em apenas 7 meses, a BYD atingiu o marco de 7 milhões.
Trata-se de uma acelerada tão grande que nem a Tesla fez algo parecido, demonstrando que a BYD tem uma cadeia de abastecimento robusta e capacidade de produzir em larga escala.
Se o ritmo continuar assim, em breve ela chegará a 10 milhões e estamos falando poucos anos desde o início, o que mostra também a voracidade da montadora chinesa, que só no Brasil já apresenta um aporte para R$ 5,5 bilhões com planos bem robustos.
Ainda é cedo para dizer que a BYD será aqui um dos quatro grandes até 2030, mas suas pretensões são ambiciosas e não se pode descartar nada após ela dobrar sua produção no país.
No mundo, nenhuma das fábricas do Ocidente da BYD está funcionando e isso deve ajudar a fazer com que a marca se concentre mais em casa, medindo forças com rivais locais e estrangeiras pelo domínio das vendas em casa.
Então, com Tailândia, Brasil, Uzbequistão e Hungria funcionando plenamente, a BYD poderá certamente estará entre os grandes players mundiais do setor automotivo em volume.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!