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A BYD acaba de lançar seu novo sistema de condução autônoma, chamado “God’s Eye” (Olho de Deus), e já está deixando para trás o Full Self-Driving (Supervised) da Tesla.
Enquanto Elon Musk insiste em um sistema baseado apenas em câmeras, a montadora chinesa apostou em uma combinação de sensores, radares e inteligência artificial avançada, criando um sistema que não só promete ser mais eficiente, mas também acessível a uma ampla gama de veículos.
O “God’s Eye” será oferecido em três versões – A, B e C – e estará presente em toda a linha da BYD, desde modelos básicos como o Seagull até os luxuosos Yangwang. O melhor? Os clientes não precisarão pagar nada a mais para ativar o sistema, ao contrário da Tesla, que cobra milhares de dólares pelo FSD.
Mesmo na versão mais básica, o “God’s Eye C”, a BYD já entrega um sistema de condução semiautônoma com 12 câmeras, 5 radares de ondas milimétricas e 12 sensores ultrassônicos, oferecendo uma visão 360° e um nível de precisão impressionante, capaz de detectar objetos a 300 metros de distância e com uma margem de erro de apenas 1 centímetro.
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Para comparação, o sistema da Tesla ainda depende de câmeras e enfrenta críticas constantes por falhas de reconhecimento e segurança.
As versões mais avançadas da tecnologia da BYD elevam o jogo ainda mais. O “God’s Eye B” adiciona um sensor LiDAR, enquanto o “God’s Eye A” traz três sensores LiDAR, permitindo um nível de automação equivalente ao Nível 3 da SAE – algo que o FSD da Tesla ainda não conseguiu alcançar.
A maior diferença entre os dois sistemas está na abordagem tecnológica. A Tesla optou por eliminar radares em 2021 e confiar apenas em câmeras, enquanto a BYD desenvolveu um ecossistema completo de inteligência artificial.
Além de sensores mais avançados, o “God’s Eye” tem um processador poderoso, com capacidade de 100 a 600 TOPS (Tera Operations Per Second), dependendo da versão.
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Essa capacidade de processamento superior garante um tempo de resposta mais rápido e uma interpretação mais precisa do ambiente ao redor do veículo.
Os números mostram que a aposta da BYD já está dando certo. A empresa registrou um aumento de 41% nas vendas ano a ano, enquanto as ações de concorrentes como XPeng, NIO e Li Auto caíram logo após o anúncio do “God’s Eye”.
Enquanto isso, a Tesla continua enfrentando problemas com seu FSD, que acumula reclamações por falhas de segurança e está longe de ser um sistema verdadeiramente autônomo.
A BYD está democratizando essa tecnologia, disponibilizando o “God’s Eye” até para os modelos mais baratos.
Enquanto Musk continua vendendo promessas e cobrando caro por um sistema que não entrega o que promete, a BYD já está um passo à frente.
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