Brasileira Lecar desiste de sedã 100% elétrico e apostará no uso do etanol

lecar model 459 12
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Flávio Figueiredo Assis, conhecido como “Elon Musk brasileiro” anunciou a desistência de sua empresa Lecar, que vinha desenvolvendo um carro elétrico brasileiro, de atuar nesse segmento, mudando para um carro com propulsão com etanol.

O executivo da Lecar creditou a mudança à falta de infraestrutura de recarga de carros elétricos no país, a mudança na estratégia de investimento no segmento automotivo, passando agora para um carro elétrico com motor flex.

Figueiredo Assis disse: “a prevalência de veículos elétricos poderá trazer mais transtornos do que benefícios para a mobilidade, ainda que as suas contribuições para o meio ambiente sejam indiscutíveis”.

lecar model 459 10
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Fundador da Lecar, que desenvolvia o Model 459, disse que o investimento em uma rede de recarga é bem elevado, com custo de R$ 1 milhão por eletroposto, o que é um valor considerável para implementar uma rede própria.

Assis comentou: “Estamos muito longe de termos a quantidade de carregadores necessária para popularizar este tipo de veículo em todo o País. Precisaremos de bilhões em investimentos para termos as condições adequadas”.

Sobre a tecnologia flex, que planeja implementar no mercado nacional, Flávio Assis disse: “A ideia, agora, é que nossa tecnologia híbrida flex a etanol com tração 100% de motor elétrico proporcione 1 mil quilômetros com 30 litros de etanol. Temos o primeiro carro elétrico sem tomada do mundo”.

lecar model 459 8
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O carro em questão continua a ser o Lecar Model 459, que será equipado com um motor a combustão com gasolina e etanol, além do propulsor elétrico. Será adicionado um tanque de combustível que, como Flávio mencionou, será provavelmente de 30 litros.

O empresário capixaba revelou que “em breve” apresentará o Lecar Model 459 Flex, porém, não revelou a origem do motor, mas em seu comunicado, revelou que este sedã não será de fato um híbrido e sim um elétrico com extensor de alcance ou EREV.

Esse sistema é o mesmo usado no BMW i3 antigo e nos carros da chinesa Seres, podendo assim ser um motor pequeno e até mesmo sendo um propulsor de motocicleta, mais barato que um automotivo.

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X