A American Honda Finance Corporation foi condenada a pagar US$ 12,8 milhões (cerca de R$ 76 milhões) após ser acusada de destruir o histórico de crédito de aproximadamente 300 mil clientes.
A penalidade foi aplicada pelo Consumer Financial Protection Bureau (CFPB), que apontou erros graves, negligências e práticas comerciais inadequadas como causas do problema.
Durante a pandemia de COVID-19, a Honda Finance ofereceu a seus clientes a opção de adiar pagamentos de financiamentos de veículos, medida que parecia ser um alívio para os consumidores.
No entanto, a empresa registrou muitos desses clientes como inadimplentes, mesmo quando eles estavam em dia com seus compromissos.
Isso prejudicou diretamente as pontuações de crédito dessas pessoas, impactando suas chances de obter empréstimos, empregos ou até mesmo alugar moradias.
A situação é ainda mais grave porque, mesmo após identificar as informações erradas, a Honda Finance continuou a repassá-las aos órgãos de crédito.
Além disso, a empresa não investigou adequadamente as reclamações dos clientes e, em alguns casos, não forneceu os resultados dessas investigações, como exigido por lei.
Entre fevereiro de 2020 e maio de 2021, a Honda Finance deferiu pagamentos de quase 85 mil contas, mas relatou muitas delas como inadimplentes.
O CFPB revelou que a empresa não corrigiu rapidamente os status de contas de cerca de 35 mil clientes que estavam com os pagamentos registrados como quitados, mas que foram posteriormente marcados de forma incorreta como não pagos.
Outros 30 mil consumidores foram afetados por informações erradas sobre valores de dívidas e cerca de mil contas tiveram seus status incorretos reportados sem correção imediata.
Rohit Chopra, diretor do CFPB, condenou as práticas da empresa, afirmando que os erros “mancharam os relatórios de crédito de centenas de milhares de consumidores”.
Ele destacou que informações falsas em relatórios de crédito podem gerar sérias consequências para os americanos, dificultando o acesso a empregos, habitação ou financiamentos.
Por violar o Fair Credit Reporting Act, a Honda Finance terá que devolver US$ 10,3 milhões (R$ 60 milhões) às vítimas e pagar uma multa de US$ 2,5 milhões ao governo americano.
Essa não é a primeira vez que a Honda Finance enfrenta acusações sérias.
Em 2015, a empresa foi acusada de discriminar ilegalmente clientes afro-americanos, hispânicos, asiáticos e das ilhas do Pacífico em seus processos de financiamento.
Na ocasião, foi condenada a pagar US$ 24 milhões.
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