
Apagar um incêndio em um carro elétrico é um desafio que vai muito além do que os bombeiros enfrentam com veículos a combustão.
A tarefa exige protocolos bem diferentes, grandes quantidades de água e, em alguns casos extremos, até o submersão completa do carro em tanques d’água.
Mas uma equipe de bombeiros no estado de Washington resolveu o problema de uma maneira menos comum — e muito mais prática.
O caso aconteceu no início da semana em Granite Falls, quando um carro elétrico pegou fogo enquanto trafegava pela rodovia SR-92.
A equipe do Snohomish Regional Fire & Rescue estava equipada com um item específico para esse tipo de situação: um cobertor antifogo feito especialmente para conter incêndios em EVs.
O acessório foi usado para cobrir o carro, enquanto a parte inferior do veículo, onde fica o pacote de baterias, era resfriada com jatos d’água.

A técnica chamou atenção porque, ao contrário das soluções convencionais que envolvem horas de trabalho e milhares de litros de água, o cobertor ajuda a sufocar o fogo e reduzir o risco de reignição.
Vale lembrar que, em incêndios com veículos elétricos, as baterias podem continuar queimando mesmo sem oxigênio e, em alguns casos, voltar a pegar fogo dias ou semanas após o evento inicial.
O modelo exato do veículo envolvido no incêndio não foi revelado, mas os bombeiros afirmaram que o fogo não foi causado por acidente ou colisão.
Para garantir a segurança total, eles acompanharam o transporte do carro em um caminhão-guincho até um pátio de apreensão, onde o EV seria monitorado por mais tempo — uma medida preventiva comum nesse tipo de ocorrência.
Apesar da repercussão frequente de casos como esse, os números mostram que os carros elétricos ainda são significativamente mais seguros que os movidos a gasolina no quesito incêndio.
Dados do National Transportation Safety Board indicam que, nos Estados Unidos, há cerca de 25 incêndios para cada 100 mil EVs vendidos, contra alarmantes 1.530 casos para cada 100 mil carros a combustão.
Ou seja, mesmo que os incidentes com EVs gerem mais manchetes — muitas vezes por conta da novidade tecnológica —, estatisticamente eles continuam sendo menos propensos a incêndios do que os veículos tradicionais.
Ainda assim, o caso em Granite Falls mostra como os departamentos de emergência vêm se preparando para lidar com os riscos específicos da eletrificação, adotando soluções práticas e, neste caso, até inovadoras.

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