BMW se junta a montadoras chinesas, para contestar na Justiça as tarifas agora cobradas na União Europeia, contra carros da China

bmw i4 m50 2024 (1)
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Quatro montadoras — BMW, BYD, Geely e SAIC — decidiram unir forças para desafiar as tarifas impostas pela União Europeia (UE) sobre carros importados da China. As empresas apresentaram queixas formais na semana passada , apenas um dia antes do prazo final.

Essas tarifas foram implementadas no ano passado após uma investigação da Comissão Europeia sobre os subsídios do governo chinês à indústria automotiva.

Segundo o relatório da Comissão, os subsídios ofereceram vantagens financeiras desleais para algumas montadoras chinesas que exportam veículos para a Europa.

De acordo com os investigadores, esses subsídios vieram em diferentes formas, como empréstimos baratos e baterias subsidiadas. Por causa disso, e pela falta de transparência de algumas empresas durante o processo, as tarifas variam conforme a montadora.

bmw i4 m50 2024 (3)
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A BYD, por exemplo, enfrenta uma tarifa relativamente baixa de 17%, embora isso seja somado aos 10% de taxa padrão para importação de bens na UE. Os veículos da Geely foram atingidos com uma tarifa de 18,8%, enquanto a SAIC foi impactada com um impressionante 35,3%.

A surpresa, porém, foi a inclusão da BMW. Apesar das tarifas beneficiarem indiretamente as vendas dos carros da marca na Europa, a questão se torna problemática para os modelos da Mini.

Atualmente, os Minis a combustão ainda são fabricados em Oxford, no Reino Unido, mas o novo Cooper elétrico e o SUV elétrico Aceman são produzidos na China. Como a produção no Reino Unido só começará em 2026, o lançamento de ambos os modelos nos EUA foi adiado.

mini cooper e

Os Minis elétricos fabricados na China enfrentam uma tarifa de 20,7%, dificultando a competitividade no mercado europeu.

Enquanto isso, marcas como Cupra, do Grupo VW, que também exportam carros fabricados na China, ainda não anunciaram desafios legais contra as tarifas.

A Mercedes, embora não importe EVs chineses para a Europa, já se manifestou contra as medidas, destacando o impacto potencial sobre a indústria automotiva como um todo.

Diante das tarifas, algumas montadoras chinesas estão buscando alternativas para evitar os custos adicionais. A Chery, por exemplo, já está produzindo carros em uma antiga fábrica da Nissan na Espanha.

cupra 6
cupra 6

A BYD tem planos de construir fábricas na Hungria e na Turquia, e autoridades chinesas têm mostrado interesse em adquirir fábricas da VW na Europa que estão ociosas devido à queda nas vendas no mercado chinês.

Com esse movimento, tanto montadoras europeias quanto chinesas esperam reverter as tarifas e aliviar as tensões comerciais, enquanto buscam se adaptar às crescentes demandas do mercado automotivo global.


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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.