
A BMW está apostando no hidrogênio há muitas décadas, desde quando não existia internet, com o combustível hoje sendo considerado o futuro da mobilidade.
Na Europa, a BMW adquiriu dois caminhões movidos a células de combustível de hidrogênio, lançando uma operação piloto como parte do projeto europeu H2Haul, que busca promover a mobilidade no transporte de cargas.
Mesmo sem o hidrogênio como produto fim, os dois veículos operarão entre Leipzig, Landsberg e Nuremberg para testar a viabilidade dessa tecnologia.
Para permitir que a operação ocorra em larga escala, a BMW iniciou a construção de duas estações de abastecimento de hidrogênio de última geração em Leipzig e Hormersdorf.
Essas estações garantem reabastecimento rápido com grandes volumes de hidrogênio, um fator essencialmente importante para o uso contínuo de caminhões com células de combustível no setor logístico, dado o pouco tempo.
A BMW está implementando o projeto H2Haul em parceria com a Iveco no caso dos caminhões, com a DHL para o serviço de transporte de peças e componentes, bem como com a empresa TEAL Mobility para a implementação da infraestrutura.
O projeto H2Haul pretende testar caminhões movidos a células de combustível de hidrogênio em condições reais, avaliando sua contribuição para a descarbonização do transporte pesado.
Nesse caso, o fabricante de carros de luxo aproveita sua logística necessária para avaliar seu próprio futuro, já que o hidrogênio continua sendo um combustível considerado para automóveis.
O financiamento do H2Haul vem da Clean Hydrogen Partnership e consiste num total de 16 caminhões que entrarão em operação em diversos países europeus.
Entre eles, dois caminhões Iveco S-eWay Fuel Cell serão utilizados pelo BMW Group Logistics, empresa do grupo, somente na Alemanha.
Um dos veículos tem capacidade para 40 toneladas e outro para 18 toneladas. Ao testar células de combustível e motores de combustão a hidrogênio simultaneamente, a BMW reforça sua abordagem tecnológica aberta na logística de transporte.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!