BMW diz que vai rever o cronograma de produção de carros elétricos da MINI no Reino Unido devido à instabilidade atual

mini plant oxford
mini plant oxford

O Reino Unido continua a enfrentar desafios no setor automotivo, com a crise tendo sido agravada após o Brexit, deixando poucos fabricantes no país, entre eles a MINI.

Em 2023, a BMW – controladora da MINI – anunciou um investimento de £ 600 milhões ou US$ 757,80 milhões para a produção de carros elétricos na Grã-Bretanha.

O início da produção se daria em 2026 e com uma cadência 100% elétrica até 2030, segundo a Reuters, porém, a BMW está revisando essa projeção.

Em um comunicado, a BMW informou: “Dadas as múltiplas incertezas enfrentadas pela indústria automotiva, o BMW Group está atualmente revisando o cronograma para reintroduzir a produção do Mini elétrico a bateria em Oxford”.

Na atual situação, com o mercado americano sob ameaça de uma sobretaxação de carros europeus de qualquer motorização, agrava a situação para um MINI elétrico.

Além disso, as vendas de carros elétricos desaceleraram no continente europeu e a crise de empresas como a Volkswagen, que fechou sua fábrica de Bruxelas, onde produzia um elétrico, só piora o cenário.

Com os chineses sempre fazendo pressão com cada vez mais carros elétricos competitivos, a MINI é uma das marcas europeias que mais pode perder com a instabilidade atual.

A MINI disse que está investindo “para deixar a fábrica pronta para o futuro”, porém, não se sabe quando isso ocorrerá fora do cronograma original.

A BMW disse ainda: “Como parte dessa discussão, concordamos em não aceitar a doação anunciada anteriormente, mas continuamos em diálogo próximo sobre nossos planos futuros”.

Com produção chinesa em larga escala, a MINI tem em modelos como o Aceman, a oportunidade de ampliar as vendas no mercado internacional.

A marca inglesa viu a produção de carros se encerrar na Holanda, com a NedCar, após anos de apoio à produção britânica, sendo mais rentável fazer na China, mas isso impede de vender nos EUA.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X