![bmw m3 2025 4 bmw m3 2025 4](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/bmw-m3-2025-4.jpg)
A BMW finalmente colocou um ponto final nos rumores sobre o futuro do modelo esportivo M3.
Enquanto algumas marcas rivais, como a Mercedes-AMG, estão reduzindo cilindradas e apostando em motores menores com assistência elétrica, a BMW decidiu manter o tradicional motor de seis cilindros em linha na próxima M3.
Frank Van Meel, chefe da divisão M da BMW, confirmou a decisão durante uma recente mesa-redonda.
Segundo ele, apesar da eletrificação ser um caminho inevitável, um motor quatro cilindros não teria o desempenho necessário para um carro com o DNA do M3, especialmente em pista.
![bmw m3 2025 7 bmw m3 2025 7](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/bmw-m3-2025-7.jpg)
“Avaliamos todas as possibilidades, mas, quando falamos de desempenho em circuito, reduzir para um quatro cilindros tornaria difícil manter a performance consistente”, explicou Van Meel ao site australiano Drive.
“O M3 é usado muito em pista, e isso descartou a possibilidade de um motor menor.”
A decisão da BMW contrasta diretamente com a abordagem da Mercedes-AMG para o novo C63, que abandonou seu antigo V8 biturbo de 4.0 litros para adotar um motor quatro cilindros turbo híbrido de 2.0 litros.
Embora esse novo conjunto mecânico entregue 670 cavalos e 98 kgfm de torque, ele não foi unanimidade entre os entusiastas. Muitos consideram que o modelo anterior, menos potente, mas equipado com um V8, oferecia uma experiência mais envolvente e um som mais marcante.
![bmw m3 2025 8 bmw m3 2025 8](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/bmw-m3-2025-8.jpg)
Van Meel evitou criticar diretamente a escolha da Mercedes-AMG, mas citou um provérbio holandês que deixa clara a posição da BMW: “Se você está no mar, não deve seguir o farol de outros navios.
Deve navegar olhando para as estrelas, porque isso impede que você naufrague na costa.”
Curiosamente, apesar da insistência no motor a combustão, a BMW confirmou que também oferecerá uma versão totalmente elétrica do próximo M3.
Isso segue a estratégia da marca de lançar variantes a combustão e elétricas de um mesmo modelo, como já acontece com a Série 7 (que tem o i7), a Série 5 (com o i5) e a Série 4 Gran Coupé (representada pelo i4).
![bmw m3 cs touring 3 bmw m3 cs touring 3](https://images.noticiasautomotivas.com.br/img/f/bmw-m3-cs-touring-3.jpg)
Ainda não há informações oficiais sobre os detalhes mecânicos da versão elétrica do M3, que pode se chamar iM3. No entanto, rumores indicam que o futuro M4 poderá ser oferecido exclusivamente como EV, marcando uma grande mudança na linha esportiva da BMW.
Mais informações sobre ambas as variantes do M3 devem surgir nos próximos meses, à medida que a BMW se prepara para lançar a nova geração de seu sedã esportivo mais icônico.
![google news2](https://www.noticiasautomotivas.com.br/google-news2.png)
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!