A BMW está comemorando 10 anos de sua fábrica de automóveis em Araquari, norte de Santa Catarina. A planta catarinense já fez mais de 100.000 veículos desde o início da produção, em 2014.
Os BMW Série 3 e X1, produzidos em Araquari, segundo a marca, são líderes de vendas em seus segmentos no Brasil e garantem à marca a liderança no segmento premium pelo sexto ano consecutivo, já que a Mercedes-Benz desistiu de competir com volume.
A fábrica da BMW também produz os SUVs X3 e X4, mas, segundo a BMW, em poucas semanas, será a vez do imponente e híbrido X5 PHEV. A BMW diz que esse será o “carro mais tecnológico e sofisticado já fabricado na América do Sul”.
Milan Nedeljković, Membro do Conselho de Administração da BMW AG, responsável pela Produção, comenta: “Estamos começando uma nova era de produção de modelos eletrificados no Brasil”.
Nedeljković, finaliza: “O nosso BMW X5 PHEV será o primeiro modelo híbrido plug-in produzido na América do Sul! Isso prova que, ao entrarmos na próxima década de nossas operações em Araquari, estamos aprofundando nossa presença e fortalecendo nosso compromisso com o Brasil”.
Em 2023, a BMW teve um aumento de 10% na produção da planta Araquari e a partir de 2024, visando alcançar uma produção anual de 11.000 unidades. Além disso, a mão de obra está crescendo constantemente e sendo treinada para produzir veículos eletrificados.
Limpa, a planta fluminense da BMW dá ênfase no quarteto de volume da marca que, sem a concorrência de Classe C e GLA, passou a dominar as vendas de carros de luxo e com fabricação nacional.
Ecológica, a fábrica da BMW se prepara para produzir o primeiro híbrido plug-in no complexo que tem 1,5 milhão de m², com 112.893 m² de edificações, cercadas por áreas de preservação.
Há também uma cobertura de 1.902 painéis solares instalados no telhado do edifício da montagem, gerando mais de 1 milhão de kWh/ano. No local, o programa de visitas “Inside BMW Group Brazil”, lançado há dois anos, já permitiu que mais de 3.000 pessoas já conhecessem a Planta Araquari.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!