Bateria ainda é tida como a grande vilã do pós-venda de carros elétricos; pesquisa em oficinas revela que componente preocupa mais do que deveria

bateria carro eletrico

A bateria ainda preocupa muita gente quando relacionada ao carro elétrico, mas uma pesquisa recente mostra que não é bem assim… O componente ainda tem má-fama, mas os reparadores dizem que os maiores danos não envolvem a grande célula de energia.

A EV Clinic é uma oficina especializada em carros elétricos na Croácia, porém, ela faz parte de uma rede de 20 centros de manutenção de veículos elétricos na Europa e fez uma pesquisa para descobrir quais são os componentes que mais dão problemas em carros à bateria.

Esta empresa é dedicada a um tipo de manutenção onde diz fazer “engenharia reversa”, consertando componentes com problemas, revisando-os completamente e não fazendo sua substituição, o que reduz bastante os custos de reparação.

Mas, a EV Clinic verificou em seu trabalho e nos serviços das oficinas parceiras, que a bateria é o menor dos problemas, ainda que não seja um componente isento de defeitos, mas antes dele, outros itens se degradam mais rápido, dando mais dor de cabeça.

Na relação de componentes que mais dão problemas em carros elétricos surge o motor de impulsão, que é exatamente o item que se acredita ser o mais resistente, já que o mercado prega que é simples e não requer manutenção.

Depois do motor, o carregador de bordo é o item que mais dá problemas, seguido do inversor de energia. Só então aparece a bateria que, apesar de parecer em bom estado durante o funcionamento, pode estar com problemas não informados pela ECU do carro.

Segundo a EV Clinic, existem métodos atualmente que permitem verificar o nível de degradação das células de lítio no interior das baterias, prevendo quando elas apresentarão problemas de fato ou qual a perda de capacidade ao longo do tempo.

Em relação aos motores elétricos, segundo a pesquisa, eles podem dar problemas a partir de 12.000 km, uma quilometragem realmente baixa. A EV Clinic diz que a maioria dos carros com estes problemas é de marcas da Stellantis, que compartilham os mesmos componentes.

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X