Hoje em dia, se você quer comprar um “SUV” com câmbio manual, a tarefa é bem complicada.
Nos modelos um pouco maiores, a única opção é o Renault Duster Intense Plus 1.6 MT, com preço oficial de R$ 130.990, embora não pudemos conferir isso no site oficial da marca, que estava com a página “Monte o Seu” indisponível, talvez por conta de mudanças oportunas de preço.
Baixando um pouco o nível de valores, e aceitando modelos que são hatches mais altos, apenas chamados de SUV pelos seus fabricantes, temos dois modelos com câmbio manual, o Fiat Pulse Drive 1.3 MT, por R$ 107.990, e o Renault Kardian Evolution 1.0 Turbo MT, por R$ 106.990.
O Renault tem a seu favor o lançamento mais recente, o visual mais bonito e moderno, o conjunto de equipamentos mais completo, com dois airbags a mais, e ainda por cima a motorização mais forte e responsiva, 1.0 Turbo, com 125 cavalos de potência, contra 98 cavalos do seu concorrente.
Quando falamos em torque, a comparação é até injusta: 22,4 kgfm contra 13,7.
Já o Fiat tem a seu favor a confiança geral que o brasileiro tem na marca Fiat, e também no seu valor de revenda, junto com a não desconfiança, como acontece com a Renault, onde muitos ainda teimam em não comprar “carro francês.
O Kardian com câmbio manual é muito gostoso de se dirigir, e também conta com um conjunto mecânico bem agradável de usar em percursos urbanos.
Vamos ver um pouco mais sobre suas qualidades e defeitos:
Motor 1.0 que oferece um desempenho bem agradável
O Kardian Evolution, como seria de se esperar de um hatch leve com motor 1.0 Turbo, apresenta um bom desempenho.
Com até 125 cavalos de potência e 22,4 kgfm de torque, ele chega até mesmo a lembrar um pouco o ótimo desempenho do C3 You que avaliamos recentemente, embora não alcance o modelo da Citroen em performance.
Motor e câmbio trabalham muito bem juntos, e, com isso, conseguimos saídas de semáforo muito rápidas.
Troca, troca, troca de marcha
Os engates do câmbio manual de seis marchas do Kardian Evolution são muito precisos, e a alavanca tem uma pegada ótima, bem diferente de outros modelos Renault com câmbio manual que vimos no passado.
Nas três primeiras marchas, as relações são bem curtas, favorecendo a agilidade, embora isso faça com que você troque de marcha mil vezes por minuto em trânsito travado de grandes cidades.
Tenha isso em mente se estiver interessado em comprar o modelo, você precisa mesmo ser aquela pessoa que ama trocar as marchas.
A quarta é razoável e tanto a quinta quanto a sexta são bem longas, favorecendo a queda nas rotações em velocidades mais altas, para que o uso do veículo seja mais agradável na estrada.
Em ciclo urbano, não estranhe, mas você vai estar em quinta marcha quando estiver rodando a uns 60 km/h, por exemplo, se, assim como eu, gosta de manter o giro mais baixo.
Tivemos um consumo de 9,8 km/l na cidade, embora nos números oficiais do Inmetro, o valor oficial seja de 12,3 km/l.
Pacote de equipamentos não é tão simples quanto se espera
Mesmo sendo um SUV em versão de entrada, temos vários equipamentos, o que torna o Kardian Evolution MT uma opção interessante pelo seu preço.
Além do painel digital de sete polegadas, e a central multimídia (não muito boa) com 8 polegadas, temos ar-condicionado automático e digital, sensor de estacionamento e câmera de ré, seis airbags, retrovisores elétricos e direção com ajustes de profundidade e altura.
O pacote ainda contempla faróis e lanternas em LED, start/stop, piloto automático, assistente de frenagem de emergência, sem aqueles sustos horríveis que vimos recentemente no T-Cross, assim como auto hold.
O interessante é ter um carro que é idêntico ao Evolution AT, mas com preço nada menos que R$ 12.000 mais barato. Não sei se o automático é caro demais ou se o desconto para o manual é bem grande.
Sobre o painel digital mencionado acima, ele poderia mostrar melhor as informações. Ver as rotações do motor em uma linha horizontal, sem menção dos giros a que estamos naquele momento, é bem chato.
Acabamento de boa qualidade
O acabamento interno do Kardian manual é interessante.
As peças plásticas tem uma textura interessante, e os encaixes são muito bons. O material usado é agradável ao toque. As portas tem uma boa faixa em tecido, e o design geral do interior é moderno e de bom gosto.
Apesar dos bancos serem em tecido (óbvio, pela faixa de preço), o que eu particularmente gosto, mas não é muito o gosto do brasileiro, eles tem boas abas laterais que seguram bem o corpo. Eles também são bem confortáveis.
Os trilhos dos bancos são escondidos por acabamento em plástico, coisa que não existe em muito modelo bem mais caro.
Isolamento acústico é muito bom, mas acaba atrapalhando
Rodando com o Renault Kardian, quase não se ouve o motor 1.0 Turbo de três cilindros, o que, no sentido do conforto, é bem interessante.
Mas notei que isso atrapalha na hora de sair ou entrar na garagem, ou ao manobrar o carro para entrar em uma vaga de estacionamento.
Acabei fazendo o carro morrer várias vezes durante a semana de uso do Kardian. Tudo bem, isso deve ter acontecido pela minha própria incompetência ao usar um carro manual, coisa rara hoje nos testes que fazemos hoje em dia.
Mas, o estranho é que nessa situação, parece que o start/stop acaba sendo acionado.
Você tenta dar a partida e o carro não liga. Dali um ou dois segundos, ele dá a partida sozinho, talvez achando que foi uma parada rápida onde o start/stop teria que ligar o veículo novamente.
Vai entender…
Infelizmente, o público-alvo é muito pequeno
Fora os frotistas, no mercado de venda para pessoa física, atualmente pouquíssimas pessoas estão dispostas a comprar um carro zero quilômetro com câmbio manual.
Mas, o bom é que, para esses, o Renault Kardian se torna mais uma opção interessante.
Tomara que a marca francesa mantenha o seu preço em R$ 106.990 por um bom tempo.
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