Avaliação: Novo Hyundai Creta Ultimate ganha vida com motor 1.6 TGDI; Visual e acabamento se destacam, junto do preço alto

hyundai creta 2025 avaliação na (1)
hyundai creta 2025 avaliação na (1)

O Hyundai Creta é um SUV compacto que vem se destacando no Brasil desde seu lançamento e mesmo na segunda geração, com visual que muitos torceram o nariz e ainda com um motor inadequado, vendeu bem.

Agora, a Hyundai corrigiu a aparência do Creta e adicionou um ambiente mais elaborado, bem como encerrou a carreira do antigo Nu 2.0, trocando-o finalmente pelo Smartstream 1.6 TGDI, que aqui tem 193 cavalos.

Bem mais esperto que o antigo Creta Ultimate, o novo da Hyundai foca mais conforto ao dirigir e eficiência, trazendo um pacote a bordo também interessante, ainda que seu preço não seja para todos: R$ 189.990.

Com visual mais aceitável, interior com digitalização em outro nível e motorização de topo de linha adequada, o Hyundai Creta Ultimate 2025 mostra o que realmente quer por aqui e vamos ver se isso se cumpre de fato.

hyundai creta 2025 avaliação na (10)
hyundai creta 2025 avaliação na (10)

Visual aceitável por fora e bom por dentro

O Hyundai Creta Ultimate 2025 agora é aquele tipo de carro feito para quem está dentro e não para ser admirado de fora. As mudanças feitas são positivas, mas não tão atraentes.

O conjunto ótico de LED sobreposto saiu do foco para as luzes diurnas brilharem mais em suas molduras pretas, enquanto a grade que nos remete à Hyundai Santa Cruz não o torna mais SUV do que deveria.

Por isso, o para-choque ganhou batentes exageradamente robustos em cinza. As mesmas “chaves” vistas na dianteira também são reproduzidas nas lanternas traseiras, num conjunto escurecido em LED.

hyundai creta 2025 avaliação na (3)
hyundai creta 2025 avaliação na (3)

Já as rodas de liga leve aro 18 polegadas atendem ao visual do carro, que chama a atenção pela isolada luz de ré no para-choque e o bom teto solar panorâmico. A pintura em dois tons completa o pacote.

Dentro, contudo, o Hyundai Creta Ultimate 2025 dá um salto importante em relação ao anterior, mesmo mantendo o volante de quatro raios com paddle shifts.

Com padronagem única, bem distinta dos irmãos HB20 e HB20S, o SUV mescla bem tons claros e escuros. O painel com as duas telas de 10,25 polegadas em paralelo faz muito para agradar. Luz no apoio do lado do passageiro e o difusor único no mesmo lado realça a proposta.

hyundai creta 2025 avaliação na (24)
hyundai creta 2025 avaliação na (24)

Mas, o cluster digital no modo Normal é muito atraente, sendo a visão preferida no dia a dia. O fundo de marfim com pequenas inserções decorativas são elegantes. O verde do modo Eco é aceitável e o vermelho do Sport não empolga.

Já a multimídia com navegação nativa e funções da câmera em 360 graus, que pode funcionar em movimento, continua bem completa, mas tendo somente projeção com fio para Android Auto e CarPlay. Tem até modo Valet. O ar condicionado dual zone com painel completo agrada.

hyundai creta 2025 avaliação na (28)
hyundai creta 2025 avaliação na (28)

No console da transmissão de alavanca do tipo manete, apresenta funcionalidades bem distribuídas, com a melhor delas sendo a ventilação do assento do motorista que, aliás, tem ajustes elétricos. Há um carregador indutivo logo à frente e isso também é bom.

O acabamento geral melhorou, com bancos em couro numa padronagem boa, com assentos confortáveis, enquanto as portas focam na impressão visual e não tátil, ainda que não seja ruim nesse aspecto.

hyundai creta 2025 avaliação na (31)
hyundai creta 2025 avaliação na (31)

Com bom espaço atrás, onde há um apoio de braço central com porta-copos e difusores de ar, o Creta Ultimate peca apenas por ter uma única entrada USB-C. Aliás, o SUV deixa a desejar na quantidade a bordo.

O teto solar panorâmico dá mais vida ao ambiente claro e acolhedor. Já o porta-malas de 422 litros é adequado à proposta.

Desempenho que merece

O Creta sempre teve um calcanhar-de-aquiles mecânico e não era o Gamma 1.6 Flex, mas o Nu 2.0 trazido de parentes como o Hyundai Elantra, por exemplo. A proposta já não funcionava na primeira geração e piora na segunda.

hyundai creta 2025 avaliação na (20)
hyundai creta 2025 avaliação na (20)

Agora, o Gamma (que a Hyundai também chama de Smartstream) 1.6 TGDI vem corrigir esse erro, mas numa calibração bem distinta de outro Hyundai, o velho New Tucson “da CAOA”.

No lugar de 177 cavalos, ótimos 193 cavalos a 6.000 rpm e 27 kgfm a 1.700 rpm. Usando uma caixa automatizada de dupla embreagem com sete marchas, o Creta Ultimate 2025 ficou bem mais ágil.

A Hyundai garantiu mais eficiência com esse motor e acreditamos, afinal, o Nu 2.0 com sua aspiração natural, tinha no consumo alto sua pior característica.

hyundai creta 2025 avaliação na (46)
hyundai creta 2025 avaliação na (46)

O propulsor tem ótimo torque em baixa rotação, entrando rapidamente após a saída, permitindo resposta rápida ao acelerador, com ponteiro chegando rapidamente a 2.000 rpm, mas na cidade pode-se rodar tranquilamente a 1.500 rpm.

No modo Eco, o Creta Ultimate 2025 tem boa resposta e reduz um pouco o consumo, mas não faz muita diferença.

No modo Normal, além da bela visão do painel, sente-se melhor a força do propulsor, que ao ser exigido entrega o que se espera. O uso de paddle shifts também garante explorar mais do conjunto motriz.

hyundai creta 2025 avaliação na (22)
hyundai creta 2025 avaliação na (22)

O modo Sport dá ao Creta Ultimate 2025 um ganho de força importante, com giro subindo pouco acima de 6.000 rpm e garantindo uma boa performance. De 0 a 100 km/h, ele precisa de 7,8 segundos, chegando a 210 km/h.

Bem-disposto em resposta, o Creta Ultimate 2025 tem trocas de marchas mais suaves e com menos perdas em relação à caixa automática de seis marchas.

O SUV bebe somente gasolina e assim fez 12,2 km/l na cidade, enquanto na estrada, a 80 km/h, chega-se a 18,1 km/l. Aos 100 km/h, ele marcou 16,7 km/l, fazendo 15,9 km/l a 120 km/l.

hyundai creta 2025 avaliação na (43)
hyundai creta 2025 avaliação na (43)

Rodando a pouco mais de 2.000 rpm a 110 km/h, o Hyundai Creta Ultimate 2025 tem bom comportamento na estrada, com ultrapassagens ágeis e boas retomadas de velocidade. Com direção eficiente, bem como freios adequados, o SUV coreano é agradável ao volante.

A suspensão tem ajuste mais para o conforto, mas ainda assim com boa estabilidade em curvas. Na cidade, em ruas com pavimentos ruins, absorve bem as irregularidades.

Todavia, o conjunto não reflete a performance do carro, dada sua proposta de conforto e não de esportividade. Os pneus 215/55 R18 também ajudam numa pegada mais esperta, mas sem maiores pretensões.

hyundai creta 2025 avaliação na (9)
hyundai creta 2025 avaliação na (9)

O Hyundai Creta Ultimate 2025 tem ainda pacote ADAS com controle de cruzeiro adaptativo e assistente de centralização de faixa eficiente, além de outras funcionalidades associadas, como a reprodução de imagens das câmeras laterais no cluster digital, por exemplo.

Preço alto para proposta boa

O Hyundai Creta Ultimate 2025 está no mercado com um bom pacote de equipamentos, motorização agora adequada à importância da versão mais cara, bem como uma atualização de estilo que o torna mais interessante.

O Creta Ultimate tem basicamente o que se espera dele, bancos em couro, teto solar panorâmico, alerta de saída segura, alerta de tráfego cruzado, assistente de ponto cego, ar condicionado dual zone, freio de estacionamento eletrônico, monitoramento em 360 graus, entre outros.

Todavia, por tudo isso, ele cobra seu preço no valor de R$ 189.990, coloca-o diretamente na mira de SUVs médios, como o Jeep Compass Sport por R$ 186.990, mas com conteúdo menor. O BYD Song Pro GL custa praticamente o mesmo que o Creta: R$ 189.800.

Ele também compete com outros SUVs compactos em suas versões topo de linha e também o BYD Yuan Pro. Ainda assim, mesmo que não tenha a mesma dirigibilidade de outros rivais, como o VW T-Cross ou a tecnologia como do Song Pro, o Hyundai Creta Ultimate reúne um ambiente agradável com desempenho aceitável. Vale a pena? Sim, agora vale.

Hyundai Creta Ultimate 1.6 TGDI 2025 – Galeria de fotos


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, a maioria das respostas, 39% (334 pessoas), indicou que prefere apenas ler as notícias, ao invés de comentar.

Agora, queremos saber: Dentre os 10 mais vendidos, qual é o melhor SUV compacto do mercado hoje?

(A ordem dos modelos abaixo é alfabética.)

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X