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Segundo modelo da família C-Cubed, o Novo Citroën C3 Aircross está no mercado com uma proposta interessante, oferecer mais espaço, bagageiro e desempenho por um preço mais competitivo.
Bom, sabemos bem que apenas isso não é necessário para poder de fato fazer sucesso, mas veremos como a versão de cinco lugares se comporta nessa Avaliação NA.
Compacto, o Novo Citroën C3 Aircross tem chega com a missão de ser o carro familiar do trio de nacionais do duplo Chevron, com versão de sete assentos também, sendo aí um rival direto da Chevrolet Spin.
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A ideia deste SUV compacto é também de ser um carro acessível e, pelo menos no projeto, parece isso.
Equipado com motor 1.0 Turbo de até 130 cavalos e câmbio CVT, o Novo Citroën C3 Aircross propõe também não só desempenho, mas eficiência num conjunto elimina a opção do velho motor EC5M usado na geração anterior.
De baixo custo, o projeto não esconde arranjos simplificados para melhorar a margem, mas oferece o que muitos buscam, como já citado. Nesta versão, a Shine, que custa R$ 129.990.
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Pouco equipada, essa versão topo de linha expõe a ideia do Novo Citroën C3 Aircross, mas será que vale a pena? Atributos possui, mas será que os deslizes compensam mesmo assim? Veremos a seguir.
Expressividade funcional
O Novo Citroën C3 Aircross chama atenção por sua sinergia com o Aircross europeu com sua frente expressiva e até certo ponto imponente, dadas as linhas que reforçam a ideia de robustez e segurança.
Clientes que procuram isso certamente gostarão, com um para-choque dotado de spoiler pronunciado e patamares ressaltados que ampliam a altura do frontal.
As luzes diurnas duplas destacam o conjunto ótico que, no entanto, possui faróis simples, um dos muitos resultados da redução de custos do Novo C3 Aircross.
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Eles são complementados pelos faróis de neblina circulares na parte inferior, importantes para ampliar a fraca iluminação diante de um conjunto full LED, por exemplo.
Volumosa, a carroceria do Novo Citroën C3 Aircross evoca o apelo pelo espaço interno e acessibilidade com portas traseiras grandes e colunas C grandes, dotadas apenas de pequenas vigias.
O apoio do teto nelas fica evidente e deixa o conjunto mais leve, especialmente com as colunas A retas. Já as rodas de liga leve aro 17 polegadas parecem menores do que são realmente.
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Atrás, a vigia ampla e as lanternas compactas expõem uma grande tampa do bagageiro, favorecendo seu acesso, enquanto o para-choque visa destacar a proposta do Novo Aircross. Barras no teto e pintura dois tons ajudam a vender a proposta deste SUV familiar da Citroën.
Dentro, o ambiente é simples como o projeto C-Cubed foca, mas ainda assim a marca parisiense não deixa passar a oportunidade de exibir sua expressividade e até certo ponto, a ousadia que lhe cabe sempre bem.
O painel tem uma textura de toque distinto, ainda que não seja de fato agradável, sendo áspera, mas isso não é um demérito, pelo contrário. Fugir do normal às vezes é bom.
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Os difusores de ar estilizados também ajudam nessa missão de ser um carro diferente, mas a coisa para por aí. No mais, apenas os tweeters nas colunas A contribuem para um alento diante do restante.
O ar condicionado é simples e o Novo Citroën C3 Aircross usa somente entradas USB-A, o que não é de todo ruim para os tradicionalistas digitais. Falando nisso, a boa solução do cluster para o SUV deveria ser aplicada no Novo C3.
Com 7 polegadas, o display tem boa apresentação e três opções de visualização, destacando-se o econômetro. Já o volante tem bom aspecto, mas a coluna de direção “cai” ao ser ajustada e apenas em altura, outra coisa para uma atualização de meia vida lá na frente.
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A multimídia de 10 polegadas é boa, assim como a projeção sem fio para smartphone e a câmera de ré, sendo um pacote útil no dia a dia.
Tendo espaços para smartphones no console, o Novo Citroën C3 Aircross Shine deveria ter um carregador indutivo, mas… Já a alavanca de câmbio está em dia, assim como o apoio de braço para o motorista.
Mas, evidenciando cortes, piloto automático/limitador, travas, bloqueio dos vidros e modo Sport ficam escondidos dos olhos do motorista no painel. Outro lado escuro do SUV é o porta-luvas, sem iluminação e longe do espaço do antigo.
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Se olharmos para o teto então, a decepção aumenta com apenas duas luzes gerais e para-sóis com espelhos simples, sem tampa e sem iluminação.
Entre os bancos dianteiros, os comandos dos vidros traseiros lembram da proposta do C-Cubed, assim como o acabamento plastificado das portas, embora seja mais honesto que no C4 Cactus, que (ainda) vende uma proposta superior.
Os bancos em couro têm boa padronagem e confortáveis, mas sem luxo, com mais um pecado, sendo o traseiro inteiriço. Tudo bem que o bagageiro tenha bons 493 litros, mas não justifica não ser bipartido.
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Nesse caso, o corte de custos já irrita quando se vai ao supermercado e tem que colocar o restante das compras no banco traseiro… Rebate, sim, mas com três pessoas a bordo, não.
E é isso, apesar do ótimo espaço para pernas atrás e do bom porta-malas, deslizes como este desagradam a interessante proposta do Novo Citroën C3 Aircross.
Que venham as atualizações de ano/modelo para corrigir algumas delas…
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Sobra na estrada, bebe na cidade
O Novo Citroën C3 Aircross nos poupou do velho EC5M, o antigo TU5 da Peugeot, adicionando o moderno GSE 1.0 Turbo com seus três cilindros, 16 válvulas, turbocompressor (bem visível no cofre) e a injeção direta flex.
Com 125 cavalos na gasolina e 130 cavalos no etanol, ambos a 5.750 rpm, esse motor entrega 20,4 kgfm a 1.700 rpm nos dois combustíveis.
Para conter o ímpeto em beber, a Stellantis adicionou o câmbio CVT que simula até sete marchas, sendo uma solução que traz conforto, nem tanta economia (com o GSE Turbo) e menos desempenho.
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O motor sobra num carro de 1.216 kg e garante boas saídas na cidade com a boa calibração do CVT, não tanto abrupta quanto na Fiat, o que agradecemos.
Usando o bom torque em baixa, o Novo Citroën C3 Aircross se torna bem ágil no trânsito, não exigindo giros altos para se deslocar bem, assim como o CVT permite maior conforto ao dirigir, sempre mantendo a linearidade no funcionamento.
Girando na casa dos 1.500 rpm, o GSE Turbo dá conta do recado e o SUV francês aproveita bem a força extra sempre bem-vinda desse motor.
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Já na estrada, o Novo Citroën C3 Aircross desenvolve bem, ainda que nas acelerações mais fortes, o CVT deslize e por isso ele consiga “apenas” ir até 100 km/h em 9,7 segundos.
Com retomadas interessantes e ultrapassagens sem muito esforço, ele sobra nesse ambiente. Como usa CVT, o giro sobe para mais de 3.000 rpm quando se vai deixar alguém para trás, voltando aos 2.200 rpm de cruzeiro a 110 km/h, por exemplo.
Explorando o modo Sport, que eleva o giro em 1.000 rpm, o Novo Citroën C3 Aircross passa um pouco dos 6.000 rpm quando a coisa corta, mas o ganho de desempenho é entusiasmante num carro que nem precisa desse recurso para andar bem.
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O SUV do duplo chevron também sobe ladeiras sem se intimidar e garante segurança diante de situações onde a potência é necessária.
Rodando na cidade, contudo, o GSE Turbo mostra seu vício ao fazer somente 8,6 km/l na gasolina, mesmo tendo o recurso do Start&Stop.
Isso já era esperado, embora já devesse ter sido encontrada uma solução para o dilema do consumo urbano. Na estrada, todavia, o 1.0 Turbo se mostra frugal, com 11,2 km/l a 120 km/h, 14,3 km/l a 100 km/h e 18,1 km/l a 80 km/h.
Bem ágil na cidade, o Novo Citroën C3 Aircross — com seus 4,320 m de comprimento, 1,720 m de largura, 1,673 m de altura e 2,675 m de entre eixos — tem uma plataforma bem acertada, a Smart Car (ex-CMP).
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A direção é bem progressiva, sendo muito firme (como num modo esportivo de verdade) em velocidade na estrada e bem leve no trânsito urbano.
Os freios são adequados para a proposta, ainda que tenham tambores atrás. Já a suspensão tem compromisso com a firmeza e garanta curvas fechadas com mais estabilidade, assim como mudanças rápidas de direção.
As rodas grandes com pneus 215/60 R17 ajudam muito nisso. Todavia, eles também contribuem para maior invasão das irregularidades no pavimento no habitáculo.
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Há certa vibração no ambiente, com ruídos vindos do painel e colunas, mas pior mesmo é o que vem dos bancos dianteiros, em especial do motorista, que range como num carro velho.
Estamos falando de um veículo com menos de 10.000 km no hodômetro e confiaremos que todos os que andaram antes trataram bem o carro. Dito isto, só há duas soluções: aumentar o som com quatro alto-falantes e dois tweeters e ignorar ou sugerir mudanças no projeto.
Tendo boa área envidraçada e espaço interno de sobra, o Novo Citroën C3 Aircross Shine oferece ainda piloto automático com limitador (ajustados no volante) como assistente do condutor e só.
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A chave sem ser canivete foi outro erro, mas pelo menos os vidros fecham ao travar o carro. Ou seja, nem tudo é perfeito, ainda que nesse caso, devesse.
Não tão competitivo
O Novo Citroën C3 Aircross deveria ser muito competitivo com sua proposta, mas seu preço de R$ 129.990 na versão Shine, que parece intermediária em outros produtos da Stellantis, que dirá das rivais, poderia ser menor.
Podia custar R$ 115 mil e a versão de acesso sair por R$ 99.990. Isso, sim, ajudaria muito o SUV da marca francesa diante de um mar de concorrentes.
Mesmo assim, diante da Chevrolet Spin LT com cinco lugares, que sai por R$ 126.990, o SUV da Citroën esteja muito melhor.
Para justificar sua posição, a marca enaltece o espaço traseiro e o bagageiro, ainda o seja bem inferior ao do monovolume reclassificado de SUV pela GM. Tendo bom desempenho, ele agrada pelo conjunto motriz e pela acessibilidade, ainda que não tanto pela versatilidade.
O Novo Citroën C3 Aircross ainda tem muita coisa para ser corrigida e pode ser uma boa aquisição para quem almeja os atributos que ele oferece, mas se observando bem no mercado, se o alvo for apenas um SUV comportado, é melhor considerar outras opções antes de fechar a compra.
Vale? Por ora não. Quem sabe com atualizações…
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