O Hyundai HB20 é um dos principais players do mercado nacional, sendo um hatch compacto bem-aceito por aqui e com boa imagem entre os consumidores.
Na versão Comfort Plus, o HB20 tem uma opção mais racional em relação à Sense, trazendo algum conforto e mais conectividade a bordo, ainda que o preço de R$ 94.090, não seja a melhor das coisas.
Com motor 1.0 MPi, o HB20 Comfort Plus é carro “popular” que se apoia na confiabilidade do produto, bem como na economia de combustível.
Ideal também para serviços como de aplicativo, o Hyundai HB20 2025 é um dos últimos hatches que resistem à pressão dos SUVs, que devem entrar em uma nova fase que pressionará ainda mais este segmento tão importante.
Proposta comportada
O Hyundai HB20 Comfort Plus é o segundo na gama de versões do compacto da marca coreana e tem um visual um pouco expressivo, com para-choque dianteiro composto por molduras grandes nas extremidades.
Elas parecem de carro esportivo, mas o HB20 Comfort Plus está longe disso, contando ainda com grelhas estilizadas na parte inferior e superior, além de faróis simples com máscara negra.
Atrás, as lanternas integradas em uma lente única chamam atenção, mas o HB20 é amplamente criticado por ter no para-choque traseiro, os repetidores de direção.
Eles ficam ao lado de refletores, mas numa posição de alto risco de colisão, onde pequenos choques podem simplesmente inutilizar um item importante em qualquer carro.
Na frente, os piscas também estão no para-choque, porém, mais protegidos. Rodas de aço aro 15 polegadas com calotas completam o visual.
Dentro, o Hyundai HB20 Comfort Plus tem um ambiente sóbrio e simples, sem exageros estéticos ou pretensão a ser luxuoso.
O que chama a atenção, por ser um carro 1.0 aspirado, é o controle de cruzeiro com limitador de velocidade no volante. A direção tem ainda ajustes de posição.
Multifuncional, a direção do HB20 tem uma boa pegada, mas há um botão “fantasia”, onde seria o assistente de faixa, e ele simplesmente não funciona. Ficou mais barato manter o volante completo no HB20, quase mais barato.
O cluster analógico é suficiente e o display central de boa visibilidade, enquanto a multimídia com conexão sem fio para Android Auto e CarPlay, o que se precisa para viver no dia a dia.
Importante também é a câmera de ré, que pode ser ativada manualmente também num botão de estrela no console. O ar condicionado é manual e há fonte 12V, assim como entradas USB e USB-C, este para recarga de smartphone.
Com bancos em tecido macio, o HB20 Comfort Plus tem revestimentos nos apoios de braço das portas, mas os plásticos duros dominam. Tendo retrovisor dia e noite, espelhos nos para-sois e banco traseiro inteiriço fazem parte do pacote.
O espaço atrás é limitado e o porta-malas com 300 litros é suficiente para suas pretensões, mas no geral, o HB20 está dentro do esperado para sua categoria.
Desempenho atende
O Hyundai HB20 Comfort Plus conta com o já conhecido motor Kappa 1.0 MPi, que já vem de longa data em uso no mercado nacional, já tendo equipado inclusive o Kia Picanto.
Com três cilindros e 998 cm³, o propulsor do HB20 tem injeção multiponto flex e entrega 75 cavalos a 6.000 rpm com gasolina, enquanto com etanol, ele chega a 80 cavalos na mesma rotação.
Esses números não mudam há muito tempo e mesmo com o Proconve L8, não se alteram, o que indica que a Hyundai conseguiu manter um ajuste fino no motor para cumprir as emissões.
O câmbio de cinco marchas tem engates precisos e suaves, tendo uma boa medida de firmeza no acionamento, enquanto a embreagem de acionamento hidráulico atua confortavelmente.
As marchas são bem escalonadas e aproveitam o bom torque de 9,4 kgfm no derivado de petróleo e 10,2 kgfm no combustível vegetal, obtidos a 4.500 rpm.
A rotação de pico máximo de força pode ser até alta, mas a maior parte do torque está bem abaixo disso. Com isso, não se tem a sensação de um carro “xoxo”, apresentando boas saídas e retomadas em baixa velocidade, suficientes para sua missão.
Esticando tudo, chega-se ao corte pouco depois dos 6.000 rpm e, pelo menos o uso, urbano, ele atende bem, porém, na estrada, a coisa muda completamente.
Os números não o favorecem, diferente das versões com motor 1.0 TGDI, que hoje entrega 120 cavalos e 17,5 kgfm, independentemente do combustível. Aliás, a Comfort Plus tem essa opção.
No 1.0 MPi, o poder é bem limitado, suficiente para ir do ponto A ou ponto B com conforto, mas sem nenhuma pretensão de desempenho, com cruzeiro de 110 km/h na casa dos 3.400 rpm.
Ultrapassagens precisam ser bem calculadas e deve-se considerar ainda quantas pessoas estão a bordo. Em subidas de serra, o 1.0 aspirado sobre bastante, com o recurso da redução de marcha e giro bem acima de 4.000 rpm para começar uma reação lenta.
Abastecido com etanol, o HB20 Comfort Plus tem uma média urbana de 9,5 km/l, enquanto na estrada, rodando a 80 km/h, o HB20 faz 12,3 km/l, com 11,5 km/l a 100 km/h em 10,1 km/l a 120 km/h.
Já com gasolina, a coisa melhora muito, fazendo média de 13,8 km/l no urbano e 18,3 km/l a 80 km/h, 16,9 km/l a 100 km/h e 15,5 km/l a 120 km/h. Com tanque de 50 litros, o HB20 oferece uma boa autonomia.
Mesmo indo de 0 a 100 km/h em 1,45 segundos e chegando a somente 161 km/h, o HB20 Comfort Plus é um carro para o dia a dia urbano e não para viagens longas com a família.
Infelizmente, no país, muitos ainda usam carro 1.0 para esse propósito e sofrem com a falta de força dos mesmos quando totalmente carregados.
No HB20 1.0 MPi, a condução é agradável para o ir e vir do trabalho ou da faculdade, com boa posição de dirigir e ajuste da coluna, além de banco regulável em altura.
A direção elétrica é bem leve e garante conforto, assim como os freios, mas a suspensão é macia demais, como em outros carros da Hyundai, com curso pequeno, o que não lhe favorece por aqui.
Nas curvas, é preciso atenção com a velocidade e o limite do carro, afinal, ele não foi projetado para ser um carro esportivo. Mesmo assim, tem um bom equilíbrio nesse caso.
Com piloto automático e limitador de velocidade, o HB20 Comfort Plus traz mais conforto ao dirigir na estrada, especialmente em viagens longas ou em cidades com limites de velocidades baixos.
Tendo ainda os obrigatórios controles de tração e estabilidade, além de assistente de rampa, o HB20 Comfort Plus navega bem pelas normas brasileiras.
No dia a dia, pouco ou nada deles aparece aos olhos do motorista, que pode se incomodar mais com a maciez da suspensão. No geral, atende a uma proposta de veículo básico ou carro de aplicativo.
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Trata-se de um carro de entrada e por isso não se pode esperar muito dele, porém, o Hyundai HB20 Comfort Plus apela para o uso racional de seus poucos recursos.
Com multimídia completa, o HB20 Comfort Plus ainda exibe piloto automático, volante multifuncional e até câmera de ré, mas seu ambiente é simples e denota uso até mais comercial do produto.
Todavia, o preço de R$ 94.090 é alto diante de um Fiat Argo Drive, por exemplo, que custa R$ 91.290 com itens opcionais como ar condicionado digital, por exemplo. Mesmo assim, o italiano tem motor mais fraco.
Já em relação ao Onix LT, se torna mais barato, com o hatch da Chevrolet não tendo mais equipamentos e custando R$ 100.900. Por fim, o Polo Track com VW Play tem conectividade melhor, mas ainda sofre com acabamento inferior, apesar dos R$ 92.610.
Seja como for, o Hyundai HB20 Comfort Plus 2025 é uma opção racional para o dia a dia, porém, com seu preço, é melhor avaliar todas as possibilidades, especialmente em níveis acima, para sair mais feliz do revendedor.
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