Avaliação: Fiat Pulse Hybrid segue o seu irmão cupê e peca igualmente, por ser um híbrido que bebe demais na cidade

fiat pulse hybrid avaliação na (1)
fiat pulse hybrid avaliação na (1)

Assim como o Fastback Hybrid, o Fiat Pulse Hybrid também como a proposta de ser um carro eletrificado acessível, ainda que seu preço seja R$ 6.000 mais alto que a versão sem o recurso.

Focado em consumir menos na cidade e também emitir menos CO², no primeiro caso, ele poderia ser (bem) melhor, mas no que diz respeito ao desempenho, citado no título, continua cumprindo sua missão.

Oferecido nas versões Audace e Impetus, o carro avaliado é da primeira opção e custa R$ 129.990, ante os R$ 123.990 da versão “purista”, como nos referimos no caso do irmão maior.

Com motor 1.0 Turbo de até 130 cavalos, mais um CVT adequado e baixo peso, o Fiat Pulse Hybrid é um carro interessante em sua proposta original, mas será que vale a pena pagar mais pela hibridização leve?

fiat pulse hybrid avaliação na (11)
fiat pulse hybrid avaliação na (11)

Visual adequado

Emocional como o Fastback, o Pulse foi a fome com a vontade de comer, só que a Fiat descobriu tardiamente que havia outras cantinas no bairro…

Seja como for, visualmente o Pulse é um carro interessante, ainda que porte elementos do Argo, como as portas e muito mais, mas faróis de LED e molduras nas saias de rodas ajudam a vender.

A traseira com lanternas expressivas e um para-choque robusto com bumper cinza e molduras cromadas imitando saídas de ar dão mais corpo ao pequeno SUV compacto de 4,09 m de comprimento.

Antena no teto em estilo barbatana, bem como belas rodas de liga leve aro 16 polegadas com pneus 195/60 R16, aumentam a atratividade do modelo.

fiat pulse hybrid avaliação na (29)
fiat pulse hybrid avaliação na (29)

Dentro, o ambiente é bem mais sóbrio que um Fiat gostaria, mas é o consumidor que está pedindo. O cluster analógico serve bem, com o display central dando o necessário para viver ao volante.

A multimídia com tela de 10,1 polegadas, mais conexão sem fio para Android Auto e CarPlay é o que queremos, tendo ainda boa câmera de ré e outras funcionalidades aceitáveis.

O ar condicionado automático é outro recurso bom, enquanto o volante simples ostenta paddle shifts e o modo Sport, mas apenas com ajuste vertical.

fiat pulse hybrid avaliação na (34)
fiat pulse hybrid avaliação na (34)

Aliás, diferente da Impetus, dispõe de alavanca do freio de mão, porém, tem carregador indutivo de smartphone. A bateria do MHEV, como você já sabe, fica sob o banco.

Pouco espaçoso, o Fiat Pulse Hybrid não faz milagre com seu habitáculo herdado do Argo, porém, tem bancos confortáveis em tecido adequado.

Já o bagageiro de 370 litros é suficiente para sua proposta, mas quem busca “mala grande” vai de Fastback. O banco bipartido ajuda em algumas situações.

fiat pulse hybrid avaliação na (32)
fiat pulse hybrid avaliação na (32)

Bebe demais para um híbrido leve

Pois é, assim como o Fastback Hybrid, o Fiat Pulse Hybrid não passou na aula de consumo urbano, onde deveria tirar nota alta, mas não um 10, afinal, não é nenhum HEV ou PHEV.

Com estes para carros de maior valor agregado da Stellantis, sobrou o MHEV de 12V para o Pulse, sendo esse sistema simples e que, no nosso caso, funcionou plenamente.

O motor elétrico de 4 cavalos e 1 kgfm entrou em baixa velocidade aplicando sua força e com recuperação de energia nas desacelerações.

Sempre funcionou nos dois modos e o motor desligou boa parte das vezes com o carro parado. A operação é suave e praticamente imperceptível.

fiat pulse hybrid avaliação na (23)
fiat pulse hybrid avaliação na (23)

Com seus 999 cm³ de deslocamento, o GSE 1.0 Turbo é um três cilindros turbinado e com injeção direta que responde muito bem, sempre disposta a dar aquilo que se espera dele.

Assim, com saídas ágeis e progressão de força aceitável, o Fiat Pulse Hybrid é gostoso de dirigir na cidade, revelando ainda a vocação do GSE de trabalhar bem em baixas rotações.

Em uma tocada mais agressiva, o ponteiro rapidamente passa dos 6.000 rpm e o SUV da Fiat mostra que seu porte pequeno é um frasco de perfume interessante de sentir.

fiat pulse hybrid avaliação na (27)
fiat pulse hybrid avaliação na (27)

No modo Sport, ele reprograma a coisa e só não é totalmente adequado, pois os pneus altos e a calibração da suspensão não são indicados para uma condução esportiva de fato.

As trocas no volante ou na alavanca ajudam a tirar um pouco mais do pote, mas de fato o Fiat Pulse Hybrid nem precisaria do modo Sport para fazer bem.

Na cidade, ele é bem esperto, enquanto na estrada anda folgado, com ultrapassagens tranquilas e retomadas boas, apontando para 2.300 rpm a 110 km/h com conforto e economia.

fiat pulse hybrid avaliação na (45)
fiat pulse hybrid avaliação na (45)

Falando nisso, fez bem 17,4 km/l a 80 km/h, 16,9 km/l a 100 km/h e 16,6 km/l a 120 km/h. Ótimo! O CVT de seis marchas simuladas ajuda a manter o GSE calmo em cruzeiro e tranquilo em subidas longas.

Ele só esgoela se precisarmos de uma retomada rápida, mas nada que desabone o CVT, pois o GSE recupera em bom tempo.

Na cidade, mesmo com todos os recursos que ganhou, o GSE novamente decepciona no consumo, fazendo média de 8 km/l. Combustível? Gasolina…

fiat pulse hybrid avaliação na (46)
fiat pulse hybrid avaliação na (46)

Qual a causa? Não sabemos, mas será que o GSE seria mais econômico com a caixa Aisin de seis marchas? Seria o câmbio? Nem o MHEV melhorou a coisa. Pensemos em um Pulse EV então…

Com direção elétrica bem ajustada e aquela suspensão de Fiat pronta para um Brasil que a marca conhece bem, o Fiat Pulse Hybrid tem freios aceitáveis e um foco maior no conforto.

Pneus altos ajudam a filtrar a buraqueira e a altura livre do solo a salvar o pequeno das pirambeiras viárias que conhecemos bem.

fiat pulse hybrid avaliação na (47)
fiat pulse hybrid avaliação na (47)

Bom de curva, ainda que em salto alto, o Fiat Pulse Hybrid na versão Audace ainda conta com assistente de faixa, o único recurso ADAS a bordo.

Boa proposta, mas sem o destaque

O Fiat Pulse tem uma boa proposta como produto, criando uma tendência que estamos vendo em outras marcas. O motor 1.0 Turbo caiu como uma luva, ainda que peque no consumo urbano.

Mas, a hibridização leve não atendeu, o que deveria fazer com esmero. Assim, custando bem mais que a versão comum e sem cumprir sua missão, ele não nos parece adequado.

fiat pulse hybrid avaliação na (17)
fiat pulse hybrid avaliação na (17)

Fora da técnica, a legislação ajuda em alguns lugares, como São Paulo e, se for para fugir do rodízio e pagar metade do IPVA, então o negócio pode valer a pena.

Apenas quem precisará disso saberá na ponta do lápis se o Fiat Pulse Hybrid atende de fato. Sem os incentivos, porém, não parece compensar.

Fiat Pulse Audace Hybrid 2025 – Galeria de fotos


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X