Avaliação: Citroen Basalt Shine entrega quase o mesmo ótimo desempenho e diversão ao dirigir que o C3 You 1.0 Turbo

avaliacao citroen basalt shine cinza (1)
avaliacao citroen basalt shine cinza (1)

Veja só como que o design de um modelo o ajuda, na percepção que o público tem. Quando avaliamos o C3 Aircross , ouvimos de algumas pessoas que seu visual era meio estranho, e que não era um carro interessante pois tinha o formato do carro de uma mãe de três filhos.

Agora, ao mostrar o Basalt para as mesmas pessoas, só ouvimos elogios. Eles vieram especialmente do seu design, de SUV/cupê.

Ele, de SUV e de cupê não tem quase nada, mas temos que admitir que suas linhas são interessantes, especialmente na traseira.

Nos dias em que passamos testando o Basalt Shine, versão topo de linha do modelo, achamos ele um modelo mais interessante e acertado do que o C3 Aircross.

Ele também demonstrou um desempenho mais interessante. Vamos ver os detalhes:

avaliacao citroen basalt shine cinza (2)
avaliacao citroen basalt shine cinza (2)

Como pontos positivos, motor, custo/benefício, consumo e espaço interno

Quando testamos a minivan/SUV C3 Aircross, comentamos que seu desempenho foi mais do que o suficiente, mas apenas quando se acionava o modo Sport através do pequeno botão no painel.

As respostas do acelerador foram vistas como rápidas, mas longe de lembrar o ótimo desempenho que apresentou o C3 You, com seu conjunto levíssimo e motor 1.0 Turbo.

Já o Basalt entrega um desempenho esperto e vivo, que lembra mais o C3 turbinado, o que é uma ótima vantagem.

avaliacao citroen basalt shine cinza (3)
avaliacao citroen basalt shine cinza (3)

O acelerador responde rapidamente, e o motor vai junto, aumentando a velocidade do veículo sem subir muito nos giros, um comportamento que a maioria dos brasileiros aprecia.

A aceleração de 0-100 km/h de cerca de 9 segundos mostra como ele é espertinho.

O volante com auxílio elétrico é muito leve em ambiente urbano, e tem uma boa empunhadura, apesar da ergonomia não ser boa, igual lá no C3 Aircross, graças à falta de regulagem de profundidade e também o banco com posição muito alta.

avaliacao citroen basalt shine cinza (10)
avaliacao citroen basalt shine cinza (10)

O consumo que verificamos foi de 9,0 km/l na cidade, com gasolina, o que fica longe dos 11,9 km/l prometidos pelo fabricante, mas foi melhor do que outros modelos 1.0 Turbo que testamos.

Em termos de espaço interno, nota-se um ambiente amplo como no C3 Aircross, com a vantagem de o porta-malas ser enorme, mesmo com a caída progressiva da traseira, e o modelo ser mais curto do que o Fiat Fastback, por exemplo, em quase 10 centímetros, o que é bem perceptível ao olhar o Basalt de lado.

Aliás, falando em Fastback, o espaço interno no Basalt é bem mais amplo, se isso seja algo importante na sua decisão de compra.

avaliacao citroen basalt shine cinza (13)
avaliacao citroen basalt shine cinza (13)

A suspensão traseira é bem macia, e entrega uma experiência bem similar ao que temos nos modelos da Fiat do Brasil, o que pessoalmente não acho ser algo negativo. Na prática, o Basalt é bem confortável, mais até do que o C3 Aircross, que tem praticamente o mesmo conjunto.

O custo/benefício do modelo é bem evidente, já no preço oficial de tabela, que hoje é de R$ 117.100, mas é possível negociar a versão topo Shine por algo entre R$ 105.000 e R$ 110.000.

Apesar de ser, obviamente, muito dinheiro, é difícil enxergar um modelo que entregue o mesmo na mesma faixa de preços.

Temos também o Jeep Renegade de entrada, mas embora ambos sejam tecnicamente do mesmo segmento, acabam atraindo compradores diferentes.

avaliacao citroen basalt shine cinza (18)
avaliacao citroen basalt shine cinza (18)

Pontos negativos: a simplicidade extrema e o pacote de equipamentos

Vamos agora falar do outro lado da moeda, não é mesmo? Os pontos negativos.

Primeiramente pensei em citar o isolamento acústico, muito fraco, mas pelo menos para mim, durante o período de análise do modelo, achei legal em vários momentos, pois é possível ouvir perfeitamente o espirro da turbina, igual citamos na avaliação do C3 You turbinado.

A simplicidade é aquele tema recorrente em toda a linha atual da Citroen.

avaliacao citroen basalt shine cinza (9)
avaliacao citroen basalt shine cinza (9)

Acontece no caso do C3, mas para ele temos que dar um desconto, afinal ele é um compacto que em certas versões acaba competindo com Mobi e Kwid.

Já para Basalt e C3 Aircross, tanto o conteúdo de equipamentos quanto o nível de acabamento deveriam ser bem melhores.

Além do acabamento de plásticos extremamente simples, temos apenas o controle dos vidros elétricos dianteiros na porta do motorista. Os demais ficam no final do console central, onde os passageiros de trás conseguem alcançar, mas a ergonomia fica péssima para quem está na frente.

E o nível de equipamentos poderia ser bem melhor se a marca subisse o valor do modelo em R$ 2.000 ou R$ 3.000, adicionando, por exemplo, os dois airbags que existem no Basalt da Índia, mas que aqui foram cortados.

avaliacao citroen basalt shine cinza (15)
avaliacao citroen basalt shine cinza (15)

Outras coisas relativamente baratas que foram eliminadas foram o já citado ajuste de profundidade do volante, as saídas de ar-condicionado lá da traseira e as baratíssimas lâmpadas nos quebra-sóis, que aliás, fazem um barulho super alto quando você os volta para cima, mostrando que o teto também não tem nada de forração acústica.

Ah, e se você for comprar um Basalt, lembre-se de que seu ar-condicionado é um dos mais ruidosos do mercado hoje, parecendo mais a condensadora de um ar-condicionado Split residencial, funcionando a pleno vapor, em um calor de 40 graus.

Outro ponto a ficar ciente antes da compra é a questão do vidro traseiro, que não recebeu limpador, por custos, e também para deixar aquela área mais bonita.

Infelizmente, quando chover, você vai sentir bastante a falta deste equipamento, pois o vidro fica todo respingado, e isso prejudica bem a visualização.

avaliacao citroen basalt shine cinza (5)
avaliacao citroen basalt shine cinza (5)

Um carrinho estiloso, esperto no trânsito e com preço razoável

Resumindo, ainda que ele tenha acabamento bem fraco e vários detalhes simplificados:

Se você quer um carro com visual acertado, bom desempenho no dia-a-dia, e com um preço um pouco menos absurdo do que as outras opções do mercado brasileiro um pouco acima de R$ 100.000, o Citroen Basalt pode ser uma boa escolha.

avaliacao citroen basalt shine cinza (17)
avaliacao citroen basalt shine cinza (17)

google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.