Avaliação: Chevrolet Equinox EV tem boa oferta de tecnologias, mas, custando R$ 433.690, passa longe de um preço competitivo

chevrolet equinox ev avaliação na (1)
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Ele surgiu para ser o carro elétrico mais barato da Chevrolet nos EUA, mas não há como fazer mágica e o Equinox EV simplesmente não cumpriu a meta.

E o que isso tem a ver com o Brasil? Bem, agora ele está por aqui e mostra que realmente passa longe de um preço competitivo.

Ainda que seja na versão AWD, mesmo vindo do México com suas facilidades tributárias, o Chevrolet Equinox EV é bem caro, custando R$ 433.690, o preço de um SUV de luxo e igualmente elétrico. Então, por que apostar num carro de marca tradicional tão caro?

Com 292 cavalos e desempenho de esportivo, o Equinox EV é um carro que precisa ser compreendido, já que ele não é bem o que parece e nem o que a GM queria dele.

Grande, este crossover exagera não só no visual, mas também na tecnologia a bordo. Será que, diante disso, vale a pena? Calma que tem mais…

chevrolet equinox ev avaliação na (2)
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Visual desconexo

O Equinox EV tem um visual bem desconexo dos demais carros “comuns” da Chevrolet, com uma barra de LED que percorre toda a frente, enquanto os faróis full LED ficam em segundo plano como se fossem auxiliares.

O crossover elétrico tem ainda para-choque com uma pequena máscara em forma de vinco, enquanto a carroceria baixa e larga conta com maçanetas retráteis. Atrás, as lanternas full LED são integradas sobre a tampa de acionamento elétrico.

Com teto solar panorâmico, o Equinox EV conta ainda barras no teto e rodas de liga leve aro 19 polegadas com pneus 245/55 R19. Dentro, o elétrico da Chevrolet mescla alta digitalização e acabamento simples.

chevrolet equinox ev avaliação na (10)
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Sem luxo, o Equinox EV tem acabamento em tecido e couro, com revestimentos escuros nas portas, chamando mais atenção pela guarnição em azul-claro fosco no painel, portas e console.

O volante é moderno, mas não chamativo, com paddle shift esquerdo para recuperação de energia, tendo ainda aquecimento e alavanca de transmissão na coluna.

No painel, duas telas grandes, com 12,3 polegadas para o cluster e 17,7 polegadas para a multimídia. Apesar da proposta, o ar condicionado não é dual zone.

Na instrumentação, o Equinox EV apresenta um layout agradável com várias telas de fácil compreensão, além de um mapa inteiro do Google Maps. Já o infotainment é o Google Built-In, que funciona de fato se você conectar no sistema do Google.

chevrolet equinox ev avaliação na (34)
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Tem Maps, Spotify e Waze nativos, entre outros, além de funcionalidades do carro, mas não somente isso. Com câmera de 360 graus, o Equinox EV fica menos difícil de estacionar e falaremos disso adiante.

Nessa tela, o SUV tem comandos operacionais do veículo, como desligar imediatamente, deixar o carro ligado por 30 minutos e até ajustar o freio regenerativo. Também tem funções de climatização até dos assentos, com climatização nos dianteiros.

O Equinox EV tem iluminação variada na iluminação em LED interna e no console, há um carregador indutivo somente para iPhone… O freio de estacionamento eletrônico fica no painel e o botão de alerta fica no teto ao lado do OnStar físico.

chevrolet equinox ev avaliação na (31)
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O ambiente é amplo e confortável, com ventilação nos assentos dianteiros e aquecimento em quatro lugares, com persiana elétrica interna e entradas USB-C. Na frente, os bancos tem ajustes elétricos.

Já o bagageiro tem 441 litros, com piso nivelado em duas opções e um compartimento abaixo para os cabos de carregamento.

Agrada no pedal e no “life” da bateria

O Chevrolet Equinox EV não é um carro pequeno e nem tão pouco leve, pesando 2.336 kg, uma massa que a plataforma Ultium impõe sobre a proposta. Nesta versão, ele tem dois motores e tração AWD.

São 146 cavalos e 23 kgfm em cada motor, instalados nos dois eixos e somando 292 cavalos e 46 kgfm, alimentado por uma bateria Ultium de 85 kWh. Apesar dos 4,84 m de comprimento, 1,95 m de largura, 1,64 m de altura e 2,95 m de entre eixos, o grandalhão é ágil.

chevrolet equinox ev avaliação na (25)
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Com os modos Normal, Esportivo, Neve e Meu Modo (Individual), o Equinox EV é dócil a princípio, podendo ser conduzido de forma econômica sem este modo de fato, com a distribuição de força agindo bem.

Pisando fundo, o crossover parte com bom controle sobre a enorme cavalaria imediata, com progressão impressionante pelos números não baterem, afinal, são 2,3 toneladas. Segundo a GM, ele vai de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos, com final de 184 km/h.

Isso se obtém no modo Esportivo, onde toda a energia é colocada nas rodas. Na cidade, ele sempre sobra em saídas, embora deslize suavemente em uma condução mais frugal. O freio regenerativo tem dois níveis e poupa muito os freios, sendo mais firme que o comum.

O consumo na cidade é de 5,6 km/kWh na cidade e 4,9 km/kWh a 80 km/h, 4,5 km/kWh a 100 km/h e 4,1 km/kWh a 120 km/h. A autonomia oficial é de 443 km, mas a bateria ultrapassa 500 km de autonomia com 100% da carga.

chevrolet equinox ev avaliação na (37)
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Difícil ir até o final da carga sem correr o risco de uma situação perigosa, mas consegue-se rodar bem mais de 400 km literalmente. O tempo de recarga numa tomada 220V aterrada é longo, mas em 10 horas conseguimos recuperar mais de 45% da carga.

A suspensão é macia, focada no conforto e absorve bem as irregularidades do asfalto, assim como outros tipos de pavimento. O conjunto é sólido e a direção é bem responsiva, mas os freios são borrachudos e necessitam de atenção.

O sistema de frenagem automática de emergência é muito invasivo e dá até sustos, parando literalmente o veículo e incomodando demais. O temor é de uma colisão traseira nesse caso, em trânsito pesado.

No Equinox EV, há um bom pacote ADAS com controle de cruzeiro adaptativo, assistente de faixa com boa centralização e detector de pedestres. Durante o teste, o SUV elétrico não desligou um dia e foi necessário encontrar a função de desligamento via OnStar.

chevrolet equinox ev avaliação na (40)
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É que o Equinox EV não tem botão físico de partida. Basta entrar, fechar a porta e engatar drive, assim como basta colocar em “P” e também sair, mas como a maioria dos carros americanos, é preciso ficar de olho no freio de estacionamento eletrônico, apertando-o.

A experiência ao volante do Equinox EV é interessante inicialmente, mas detalhes como o sistema de frenagem autônoma intrusivo não ajudam ao longo do tempo e cansam. A conectividade, a falta de recarga indutiva para Android e o tamanho do carro não agradam.

Tamanho? Ele é enorme, como um Audi Q8 e-tron, só que de marca popular. Para estacionar, só é possível graças ao monitoramento de 360 graus, fundamental para colocar esse carro numa vaga apertada.

Não é luxo para custar tanto

O Chevrolet Equinox EV não é um carro de luxo, mas um carro elétrico grande, que cobra exatamente por ser assim. Como proposta, é caro, visto existirem opções de carros de luxo elétricos na mesma faixa de preço.

chevrolet equinox ev avaliação na (8)
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O Volvo EX40 Ultra custa R$ 379.950 com autonomia de 393 km, porém, é bem menor, embora com espaço interno bom. Também vai de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos por ser mais potente.

Já os Mercedes-Benz EQA e EQB só possuem tração dianteira, custando R$ 399.900 e R$ 449.900, respectivamente. Nesse caso, o Equinox EV tem a vantagem de ser mais potente e ter maior alcance, que nos alemães são bem limitados.

Pouco acima, o BMW iX2 sai por R$ 463.950 e tem o status de carro de luxo, mas tem somente 190 cavalos e autonomia de 331 km.

Como se vê, o Equinox EV tem vantagem sobre a maioria dos concorrentes, mas não tem a imagem de luxo. Poderia custar menos para fazer jus ao nome. Vale a pena? Olhe outro Equinox…

Chevrolet Equinox EV 2025 – Galeria de fotos


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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X