Avaliação BYD Yuan Pro: Sobra desempenho, falta autonomia, e o preço não reflete a realidade de sua proposta

byd yuan pro avaliação na (1)
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O BYD Yuan Pro é outra das propostas da marca chinesa para atuar no mercado de SUVs, mas nesse caso de concorrer com modelos tradicionais, a missão pode não ser assim tão interessante quanto o carro realmente é.

Custando R$ 182.800, o Yuan Pro quer as versões topo de linha de players como T-Cross, Tracker, Creta e por aí vai… Para isso, o carro oferece a si próprio, quase um smartphone que anda.

Tendo 177 cavalos e uma bateria de 45 kWh, o BYD Yuan Pro conta ainda com um bom espaço interno, acabamento que precisa ser mencionado e outras características que contribuem muito para o SUV chinês.

Todavia, ele também derrapa em algumas coisas e isso pode ser crucial em sua proposta de vencer os SUVs da moda. Ainda sem volumes expressivos no mercado, o Yuan Pro tem enorme potencial, mas somente com certos ajustes.

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Não parece um T-Cross

O mercado chama o BYD Yuan Pro de “T-Cross da BYD”, mas é mais devido ao seu formato que pelas linhas de design que, no chinês, são inspiradas na linha Ocean. Realmente, a marca foi feliz no desenho deste elétrico, embora ainda existam exageros.

Um destes é o para-choque dianteiro com bocas inferiores estranhas, mas o conjunto ótico full LED compensa essa característica dos chineses, sempre mais agressivos em estética.

A carroceria tem um volume interessante e isso ajuda as rodas de liga leve aro 17 polegadas a serem visualmente adequadas e bonitas. O SUV da BYD é calçado com pneus 215/60 R17, que preenchem bem a aparência do carro, além de gerar conforto e economia de energia.

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As colunas C estilizadas, o teto reto sem vincos de reforço e a traseira com lanternas em LED quase trançadas, formam um conjunto agradável.

O para-choque traseiro exagera no volume, mas não tanto nas linhas como a frente. Teto solar? Sem ele, os rivais agradecem.

Dentro, o ambiente do BYD Yuan Pro mostra novamente que a chinesa não veio para brincar, com materiais de boa impressão visual e tátil, além de bem montados.

Mesmo assim, duas coisas podem não agradar a todos, especialmente os que presam pela limpeza.

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O acabamento claro dos bancos, console, painel e portas é facilmente vítima de sujeira eventual, por isso, o dono acabará sendo indelicado muitas vezes com quem resolver comer dentro ou com os filhos pequenos. Carro chinês em geral é assim, bem claro, buscando um habitáculo clean.

Outra é a tela giratória de 12,8 polegadas que, se você não estiver com as mãos limpas, terá aquele vidro com várias manchas. Mas, quem hoje em dia consegue? Somente usando luvas… O próprio suor já alista uma série de coisas para manchar o display.

Tendo volante de aspecto moderno e alavanca de marchas estilizada em forma de diamante, o Yuan Pro agrada mesmo sendo assim tão “claro” por dentro.

Você encontra harmonia nas formas triangulares no console e portas, diferente do Yuan Plus, que até agora não conseguiu agradar com suas linhas “musicais”.

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Com bom espaço interno, tem altura adequada, bancos dianteiros com ajustes elétricos e apoio de braço traseiro, você sente a ausência de coisas que não faltam em alguns rivais, como saídas de ar traseiras. Há carregador indutivo e iluminação em LED customizável.

Mas, nem tudo são flores e o porta-malas com estepe é um deles. O ideal, considerando o projeto do Yuan Pro, é não o ter. Isso tira um enorme espaço que poderia ser de compras e bagagens, deixando o bagageiro raso e pequeno, com apenas 265 litros.

Brasileiro gosta de “mala” grande, como se diz no Rio de Janeiro.

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Sobra desempenho e falta autonomia

Percebemos que a BYD ainda não encontrou um equilíbrio entre força e alcance. Parece estranho afirmar isso, mas no caso do Yuan Pro, é um exemplo disso. O Song Pro é o oposto dele, já que priorizou o alcance.

Seu motor elétrico de 177 cavalos e 29 kgfm sobra num SUV que pesa “apenas” 1.550 kg, a massa de um SUV médio não tão grande assim. Direto e reto, esse propulsor move o Yuan Pro com agilidade e torna a condução prazerosa.

Indo de 0 a 100 km/h, o Yuan Pro, contudo, não é um esportivo, sendo mais um “sleeper car”, já que toda a força pode ser despejada de imediato. Tem excelentes saídas e retomadas mais que pontuais.

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Não se ressente de subidas íngremes e nem de estar com lotação máxima.

No modo Eco, o corte de energia não é suficiente para deixar o SUV xoxo e implorando por mais força, sendo bem adequado tanto na cidade quanto na estrada, um local normalmente não indica para este modo.

Já no Normal, ele age como se espera e isso significa perceber que existem cavalos sobrando, mais evidentes no modo Sport, onde é preciso ter cautela, já que o conjunto é focado no conforto.

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Na eficiência, o calcanhar-de-aquiles do Yuan Pro não vai agradar muita gente. Mesmo sendo uma bateria Blade, os 45 kWh são poucos para uma proposta que peita as opções topo de linha de SUVs compactos flexíveis…

Oficialmente, o Inmetro marca 250 km, mas você pode ver o “life” da bateria chegar a 390 km.

Não dá para pensar em viagens longas sem uma programação, mas quem hoje compra um carro elétrico, já sabe disso.

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Na cidade, a vida é tranquila com pontos de recarga pública (pagos ou gratuitos), mas fica muito melhor com um plugue em casa e nem precisa ser aquele caro, basta uma tomada aterrada em 220V.

Usando na cidade, seu consumo fica em 8 km/kWh, dentro do esperado. Já na estrada, varia de 8 km/kWh a 80 km/h a 4 km/kWh a 120 km/h, com 6 km/kWh de média a 100 km/h.

Dá para fazer pequenas viagens com média de 100 km de percurso e até enfrentar uma serra no caminho, algoz de carros elétricos.

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Tendo direção elétrica ajustável, assim como a resposta ao pedal e a regeneração, o BYD Yuan Pro agrada, com este último ajudando a recuperar mais rápido parte da autonomia pequena. Isso poupa ainda as pastilhas dos quatro discos de freio.

Ajustada para o conforto, a suspensão se mostra adequada e filtra bem pisos irregulares, assim como pavimentos menos suaves, como bloquetes e paralelepípedos. Oferece estabilidade mediana, mesmo com pneus largos, porém altos.

Ele não se intimida com lombadas altas, mesmo com 170 mm de altura livre, mas é bom não confiar totalmente nisso, afinal, estamos no Brasil e você pode, sim, encontrar coisas bem grotescas em nossas ruas.

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Com suspensão traseira por eixo de torção, o Yuan Pro é menos dinâmico ao volante, mas isso não atrapalha o prazer ao dirigir.

O que falta também é um pacote ADAS como de irmãos mais caros da BYD, já que os SUVs compactos tradicionais não perdoam e contam com coisas como ACC, assistente de faixa, etc.

Pelo menos há câmera em 360 graus com animação 3D, ajudando muito nas manobras.

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Poderia ter mais pelo preço

O BYD Yuan Pro, como já indicamos acima, poderia ter um teto solar ou pelo menos panorâmico, assim como o pacote ADAS e a correção de deslizes, como falta de difusores traseiros, cobertura do eixo da coluna de direção sob o painel e um bagageiro maior.

Ainda assim, o Yuan Pro tem um conjunto que agrada, com bancos de estilo esportivo com elementos vazados, aplicativos interessantes como karaokê, além de tecnologias como OTA e NFC, por exemplo.

Claro, o SUV da BYD entra no que definimos como “não se pode ter tudo”, mas por R$ 182.800, deveria ter mais.

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No mercado, o SUV de 4,31 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,67 m de altura e 2,62 m de entre eixos, encontra rivais como Chevrolet Tracker Premier por R$ 178.800, VW T-Cross Highline 250 TSI por R$ 180.290, Jeep Renegade Willys por R$ 180.990, Hyundai Creta N Line por R$ 182.090, entre outros.

Isso tudo sem contar o fogo amigo de Song Pro, sendo um pouco mais caro, mas oferecendo a “segurança” de ser um carro híbrido plug-in. Enfim, se custasse entre R$ 150 mil e R$ 160 mil, o BYD Yuan Pro como está, seria uma pedra no sapato de alguns.

Se ele vale? Vive na cidade e quer um SUV descolado? Por que não?

BYD Yuan Pro 2025 – Galeria de fotos


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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X