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As autoridades do Texas desmantelaram uma quadrilha especializada no roubo de lanternas traseiras, que furtou mais de US$ 92.000 em peças de 34 vítimas.
O alvo dos criminosos? Picapes Ford da linha F-Series, cujas lanternas podem valer milhares de dólares no mercado paralelo.
De acordo com a emissora FOX26, três suspeitos foram presos e acusados de “atividade criminosa organizada”. Os roubos aconteceram ao longo do corredor da rodovia I-45, entre Galveston e Houston, entre setembro de 2024 e janeiro de 2025.
Embora o furto de catalisadores tenha se tornado um problema amplamente noticiado nos últimos anos, o roubo de lanternas traseiras é uma prática menos conhecida, mas que tem se mostrado lucrativa.
Roubar essas peças de uma caminhonete é rápido, fácil e discreto. Os criminosos apenas abrem a tampa da caçamba para acessar os parafusos de fixação.
“Eles removem dois parafusos na parte interna da tampa, puxam o painel e liberam as hastes da trava. Depois que a tampa está aberta, mais dois parafusos e as lanternas saem”, explicou um usuário do Reddit em 2023.
Em um carro comum, a remoção das lanternas traseiras geralmente exige acesso ao porta-malas, tornando o processo mais trabalhoso.
A maioria das caminhonetes visadas pelo grupo criminoso eram modelos mais recentes e topo de linha do F-350. O motivo? Essas lanternas modernas são muito mais sofisticadas do que as instaladas nos modelos antigos.
Além de LEDs, elas contam com sensores integrados que alimentam sistemas avançados de assistência ao motorista, como monitoramento de ponto cego.
O preço delas reflete essa complexidade: algumas vítimas relataram ter pago entre US$ 4.500 e US$ 6.500 para substituir as lanternas roubadas. Já um dono de um F-150 Platinum disse no Reddit que a Ford cobrou US$ 2.800 pelo par – sem incluir o módulo de detecção de ponto cego.
Para efeito de comparação, uma lanterna traseira sem LED para o mesmo F-350 custa cerca de US$ 494,95, enquanto a de um modelo 2013 pode ser encontrada por apenas US$ 63,21.
Segundo o chefe de polícia de Webster, Pete Bacon, os proprietários preocupados com a segurança de seus veículos devem considerar opções para dificultar a remoção das lanternas, mas precisam ter cuidado para que eventuais modificações não anulem a garantia da Ford.
E quando as lanternas são roubadas? Infelizmente, é difícil recuperá-las.
Como essas peças não possuem um número de identificação vinculado ao chassi (VIN), os criminosos conseguem vendê-las facilmente online, sem deixar rastros. No entanto, há uma estratégia que pode ajudar: marcar suas lanternas com algo único.
“Precisamos ser capazes de identificá-las. Então, se você puder me dizer ‘eu marquei com o nome do meu cachorro, os últimos quatro números do meu CPF, ou o número da minha casa’, eu posso tentar rastrear e devolver as lanternas para você”, explicou Carlos Ancira, detetive da Unidade de Crimes contra Propriedade da Polícia de San Antonio, em entrevista ao News 4 San Antonio.
O problema já se tornou tão comum que algumas empresas passaram a oferecer kits para dificultar a remoção das lanternas traseiras.
A Omaha Bravo Designs (OBD) criou o AllGuard, um conjunto de proteções que cobre os parafusos Torx das lanternas e adiciona um reforço nos pontos de fixação da tampa da caçamba.
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