Aumento nos seguros: No fim das contas, os donos de carros da Tesla pagarão pelo descontentamento com Musk

tesla cybertruck pichada (1)
tesla cybertruck pichada (1)

Os carros da Tesla estão sofrendo as consequências do crescente descontentamento com o CEO Elon Musk, que nos últimos meses gerou polêmica ao fazer um aparente gesto polêmico na posse de Donald Trump e ordenar a demissão de milhares de funcionários federais nas semanas seguintes.

Nos Estados Unidos e em outros países como Alemanha e Reino Unido, carros da Tesla têm sido alvo de ataques, incluindo tiros, incêndios, adesivos com mensagens contra a marca e pichações com grandes suásticas vermelhas.

Alguns proprietários tentam evitar represálias colando adesivos dizendo que compraram seus carros “antes de Elon enlouquecer”, mas especialistas alertam que o aumento dos casos de vandalismo pode elevar os custos do seguro para os veículos da Tesla , que já são caros.

Carros, concessionárias e estações de recarga da Tesla se tornaram alvos fáceis para manifestantes irritados com o papel de Musk como “funcionário especial do governo” na administração Trump.

tesla cybertruck pichada (2)
tesla cybertruck pichada (2)

O bilionário está à frente do chamado Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), responsável por reduzir o tamanho da força de trabalho federal, ordenando cortes massivos de funcionários e cortes orçamentários em diversas agências.

Seu poder quase irrestrito tem sido questionado por democratas, assim como a legalidade de sua autoridade.

A Tesla, que por anos foi líder indiscutível da revolução dos veículos elétricos, vem sofrendo um grande impacto com a rejeição a Musk.

As vendas despencaram na Europa, onde ele tentou se envolver na política local, e caíram globalmente, enquanto o valor das ações da empresa também desabou.

cybertruck acidente mexico 2

Quanto custa segurar um Tesla nos Estados Unidos

Com um preço inicial de 35 mil dólares para seu modelo mais barato, o Tesla Model 3, os carros da empresa não são os mais acessíveis do mercado, e o seguro para cobri-los já é mais caro do que o da maioria dos outros veículos.

O custo médio do seguro completo para um Tesla Model 3 de 2023 é de 3.495 dólares por ano, segundo dados de março de 2025 do Bankrate.

Isso é cerca de 800 dólares a mais por ano do que a média nacional de 2.678 dólares para um Toyota Camry“, explicou a analista de seguros do Bankrate, Shannon Martin, à Newsweek.

“Por outro lado, os motoristas do Model X ou do Model S Plaid pagam taxas ainda mais altas. Comparativamente, o seguro médio do BMW i4 custa aproximadamente 3.792 dólares por ano, mais próximo do Model 3″, acrescentou.

cybertruck alemanha 4
cybertruck alemanha 4

De forma geral, os veículos elétricos agora custam 23 por cento a mais para serem segurados em comparação com modelos a combustão equivalentes, com um custo médio anual de 3.430 dólares, segundo Matt Brannon, jornalista de dados da Insurify.

“O Tesla Model 3, Model Y e Model X são os EVs mais caros de segurar atualmente”, afirmou Brannon. O custo do seguro total para um Model 3 subiu 30 por cento no último ano, chegando a 4.362 dólares anuais.

“Isso representa um aumento de 25 por cento em relação ao Mercedes-Benz Classe A. O custo médio do seguro completo do Tesla Cybertruck atingiu 3.813 dólares em 2025”, acrescentou.

O seguro de Teslas pode ficar ainda mais caro

De acordo com Brannon, roubo e vandalismo são fatores que as seguradoras levam em consideração ao definir as taxas de seguro.

“Se os casos de vandalismo envolvendo veículos da Tesla continuarem aumentando e não diminuírem, podemos ver um aumento nas taxas de cobertura abrangente no futuro”, afirmou.

Martin explicou que a cobertura contra vandalismo geralmente faz parte do seguro abrangente de um automóvel.

Embora esses sinistros não aumentem as taxas de seguro tanto quanto colisões, eles ainda podem impactar os valores das apólices.

Aprendemos com a tendência de furtos do TikTok em 2023, que mirou certos modelos da Kia e Hyundai, que se essas perdas continuarem, as seguradoras podem até se recusar a oferecer cobertura para veículos da Tesla”, alertou Martin.

Em 2022, o furto de determinados modelos Kia e Hyundai se tornou um desafio viral no TikTok e Instagram, devido à falta de um sistema de segurança chamado imobilizador de motor, tornando esses veículos fáceis de roubar.

Como resultado, os furtos desses carros dispararam, levando seguradoras como a State Farm e a Progressive a recusarem cobertura para vários modelos fabricados entre 2015 e 2021.

A Newsweek entrou em contato com a State Farm, Progressive, Geico e Allstate para comentários sobre a situação da Tesla, mas não obteve resposta.

Seguros de carros mais caros para todos

Os preços do seguro automotivo vêm subindo há anos, e Martin acredita que essa tendência continuará.

“O custo dos veículos em geral pode aumentar devido a diversos fatores, com tarifas pendentes sendo um fator significativo”, disse.

Martin acrescentou: “Como o recente aumento no vandalismo está focado nos Teslas e não em outras marcas, os motoristas que possuem o seguro da Tesla podem ver um aumento maior nos prêmios do que aqueles com outras seguradoras, pois o risco de perda não está tão diversificado”.

Brannon apontou que esses aumentos podem ser ainda mais acentuados no mercado de EVs.

“As taxas de seguro para EVs aumentaram 28 por cento em 2024, o dobro da taxa de veículos a combustão”, disse.

“Os preços do seguro total para veículos Tesla vêm subindo nos últimos anos. Os altos custos de reparo dos EVs são um dos fatores que elevam os prêmios. Se os preços das peças para carros da Tesla subirem ainda mais, os prêmios de seguro completo também podem aumentar.”

A queda da Tesla vai continuar

A Tesla está enfrentando mais do que apenas danos à sua reputação.

A concorrência no mercado de veículos elétricos cresceu, com a empresa enfrentando rivais tanto de montadoras tradicionais quanto de fabricantes especializados, como a chinesa BYD.

Mas, no momento, é difícil dissociar a queda repentina da empresa do envolvimento de Musk na administração Trump.

Novos dados do Cars.com mostram que o mercado de EVs usados mudou desde o retorno de Trump à Casa Branca.

Enquanto os americanos agora têm 31 por cento mais opções de EVs usados do que no ano passado, um número crescente de compradores está buscando modelos que não sejam da Tesla.

A demanda por EVs de outras marcas cresceu 28 por cento ano a ano, enquanto as buscas por Teslas usados no site caíram 16 por cento em comparação com o mês anterior, apesar de uma queda de 6,6 por cento nos preços.

No mercado de veículos novos, as buscas por EVs cresceram 25 por cento ano a ano, segundo o Cars.com.

Pesquisadores do site sugerem que compradores podem estar tentando garantir um EV enquanto ainda podem aproveitar o crédito fiscal federal de 7.500 dólares antes de possíveis mudanças nas políticas do governo Trump.

Brannon acredita que a Tesla pode ser forçada a reduzir os preços para atrair compradores cautelosos.

“A Tesla já reduziu os preços do Cybertruck e do Model 3”, disse.

“O preço médio de um Tesla usado caiu 7,8 por cento no último ano, quase três vezes mais do que a queda média dos carros usados em geral, que foi de 2,7 por cento.”

Ele acrescentou: “O volume de vendas da empresa caiu 6 por cento entre 2023 e 2024. Se a demanda continuar baixa, é possível que a Tesla reduza ainda mais os preços ou estenda incentivos, como financiamento a zero por cento.”


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.