O universo dos carros clássicos teve um episódio curioso recentemente, envolvendo um dos modelos mais emblemáticos já produzidos pela Porsche.
Jerry Seinfeld, conhecido comediante e colecionador ávido de automóveis, rejeitou uma oferta impressionante de 25 milhões de dólares (aproximadamente 125 milhões de reais) por seu Porsche 917, preferindo manter o carro em sua coleção.
Caso tivesse aceitado a proposta, o veículo teria quebrado o recorde de preço para um Porsche vendido em leilão, atualmente na casa dos 14 milhões de dólares. Para se ter ideia, esse mesmo 917 foi arrematado em 2000 por “meros” 1,32 milhão de dólares.
O Porsche 917 é um marco na história do automobilismo, sendo protagonista tanto nas pistas quanto nas telonas. Este modelo, com sua icônica pintura da Gulf Oil, estrelou o filme “Le Mans” (1971), produzido e estrelado por Steve McQueen.
Além disso, foi essencial para a vitória da Porsche nas 24 Horas de Le Mans em 1970 e 1971, consolidando a marca como uma das maiores potências do automobilismo mundial.
Equipado com um motor flat-twelve de 4.9 litros, capaz de entregar cerca de 600 cavalos de potência, o carro pesa apenas 800 kg, o que o tornava um dos veículos mais rápidos da época.
A recusa de Seinfeld não é apenas intrigante pelo valor envolvido, mas também pelo contexto.
Ajustando a oferta de 25 milhões de dólares à inflação, ela seria suficiente para colocar o 917 entre os 20 carros mais caros já vendidos em leilões públicos.
E aqui surge a pergunta: quanto vale um pedaço tão significativo da história do automobilismo? Para efeito de comparação, o valor oferecido por esse Porsche equivale a cerca de 60 casas nos Estados Unidos, considerando o preço médio de 420 mil dólares por imóvel.
Talvez Seinfeld tenha recusado a oferta por motivos pessoais, ou apenas para reforçar o valor de sua coleção perante o mercado. O fato é que a paixão pelo 917 parece superar qualquer cifra.
Será que o carro voltará ao mercado no futuro?
Ou Seinfeld acabará fazendo uma troca excêntrica, como sugerem alguns entusiastas, talvez por uma “mansão em Marte” com Elon Musk?
Enquanto isso, o Porsche 917 continua sendo mais do que um carro: uma lenda viva, que permanece nas mãos de alguém que entende seu valor histórico e cultural como poucos.
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