O rigoroso inverno norueguês é o cenário ideal para expor as limitações de alcance de veículos elétricos (EVs).
Em regiões frias, como a Europa setentrional e a América do Norte, as baixas temperaturas afetam seriamente a autonomia das baterias, mas alguns modelos enfrentam esse desafio melhor do que outros.
É o que revela um teste recente conduzido pela Associação Automobilística Norueguesa (NAF) e pelo portal norueguês Motor.
O teste avaliou 24 veículos elétricos sob condições reais, rodando até que suas baterias chegassem entre 10-15% de carga, uma margem razoável para o uso diário.
Vinte dos modelos testados prometiam pelo menos 300 milhas (483 km) de alcance com base na certificação WLTP. No entanto, apenas quatro cumpriram a promessa: Polestar 3, Tesla Model 3, Porsche Taycan e Kia EV3.
O Polestar 3 impressionou ao atingir 330 milhas (530 km), apenas 18 milhas abaixo da estimativa WLTP.
Já o Tesla Model 3 alcançou a mesma marca, mas ficou muito aquém da promessa de 436 milhas (702 km), evidenciando a diferença entre as expectativas e a realidade.
Enquanto o Polestar 3 e o Kia EV3 se destacaram por sua eficiência, modelos como o Peugeot E-3008 e o Voyah Dream decepcionaram.
O Peugeot registrou 216 milhas (347 km), bem abaixo das 317 milhas (510 km) prometidas, enquanto o Voyah Dream, com uma enorme bateria de 108,5 kWh, conseguiu apenas 214 milhas (344 km), um desempenho alarmante para um veículo de alta capacidade.
O Porsche Taycan também superou os 300 milhas (310 milhas, ou 499 km), mas ficou 58 milhas aquém de sua estimativa oficial. Isso mostra que mesmo marcas premium enfrentam dificuldades para atender às condições adversas do inverno.
Com temperaturas entre -3°C e 7°C (23-45°F), pneus de inverno e maior resistência ao rolamento, atingir os números WLTP era um desafio esperado.
A certificação WLTP, usada na Europa, costuma ser mais otimista do que os testes da EPA nos EUA, agravando as discrepâncias em cenários extremos.
Este teste não apenas reforça a importância de considerar o clima ao comprar um EV, mas também destaca como as fabricantes ainda têm espaço para melhorar a eficiência e a precisão das estimativas de alcance.
O desempenho sólido de modelos como o Polestar 3 e o Kia EV3 mostra que é possível entregar resultados confiáveis, enquanto veículos como o Voyah Dream provam que capacidade de bateria sozinha não é garantia de eficiência.
(Note abaixo que alguns modelos parecem ter entregado muito menos do que o prometido, mas é sempre relacionado à certificação da Europa, que é muito otimista, como é o caso do Tesla Model 3.)
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