Nesta terça-feira (10), em Sessão Extraordinária, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou, por 53 votos a 10, a proposta que isenta alguns tipos de carros e outros veículos, do pagamento do IPVA.
Veículos leves movidos exclusivamente a hidrogênio ou híbridos (combustão e elétrico) serão contemplados com o não pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).
Esse benefício será concedido no período de 1 de janeiro de 2025 a 31 de dezembro de 2026, ou seja, a partir do próximo mês, quem comprar carro híbrido flex em São Paulo (no Estado), não recolherá 50% do imposto (a outra metade é do município).
Para garantir a isenção, segundo a proposta aprovada na Alesp, os veículos híbridos devem ter o seu motor a combustão abastecido somente com etanol ou ter a tecnologia flex. A medida é limitada para carros que custem até R$ 250 mil.
Todavia, há um porém… Após dois anos, a alíquota do IPVA será aumentada gradativamente, partindo de 1% em 2027, passando para 2% em 2028, 3% em 2029 e retornando a 4% a partir de 2030.
Isso permitirá que, no estado dos paulistas, carros híbridos flex recolham, na prática, 2% de alíquota de IPVA, já que a outra metade cabe ao município de domicílio do proprietário.
Mas há uma exceção e essa é a cidade de São Paulo, que já concede sua parte do IPVA para donos de carros híbridos de qualquer natureza e elétricos, tipo excluído do projeto de lei da assembleia paulista.
Assim, quem mora em São Paulo, capital, terá 100% de isenção desse imposto, o que terá um grande impacto nas vendas de eletrificados flex na metrópole, indo dos atuais Fiat Fastback e Pulse até a dupla da Toyota: Corolla e Corolla Cross.
Como maior mercado de carros novos do país, São Paulo deve acelerar os planos de híbridos flex de marcas chinesas como BYD e GWM, assim como de montadoras já estabelecidas, como Volkswagen, Honda, GM e Hyundai, que possuem fábricas no estado. A medida agora segue para sanção do governador Tarcísio de Freitas.
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