Assembleia Legislativa de São Paulo aprova isenção de IPVA para híbridos e carros a hidrogênio; projeto de lei prevê vigência de dois anos

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Nesta terça-feira (10), em Sessão Extraordinária, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou, por 53 votos a 10, a proposta que isenta alguns tipos de carros e outros veículos, do pagamento do IPVA.

Veículos leves movidos exclusivamente a hidrogênio ou híbridos (combustão e elétrico) serão contemplados com o não pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).

Esse benefício será concedido no período de 1 de janeiro de 2025 a 31 de dezembro de 2026, ou seja, a partir do próximo mês, quem comprar carro híbrido flex em São Paulo (no Estado), não recolherá 50% do imposto (a outra metade é do município).

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Para garantir a isenção, segundo a proposta aprovada na Alesp, os veículos híbridos devem ter o seu motor a combustão abastecido somente com etanol ou ter a tecnologia flex. A medida é limitada para carros que custem até R$ 250 mil.

Todavia, há um porém… Após dois anos, a alíquota do IPVA será aumentada gradativamente, partindo de 1% em 2027, passando para 2% em 2028, 3% em 2029 e retornando a 4% a partir de 2030.

toyota corolla cross 2025 avaliação na (2)
toyota corolla cross 2025 avaliação na (2)

Isso permitirá que, no estado dos paulistas, carros híbridos flex recolham, na prática, 2% de alíquota de IPVA, já que a outra metade cabe ao município de domicílio do proprietário.

Mas há uma exceção e essa é a cidade de São Paulo, que já concede sua parte do IPVA para donos de carros híbridos de qualquer natureza e elétricos, tipo excluído do projeto de lei da assembleia paulista.

corolla altis (3)
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Assim, quem mora em São Paulo, capital, terá 100% de isenção desse imposto, o que terá um grande impacto nas vendas de eletrificados flex na metrópole, indo dos atuais Fiat Fastback e Pulse até a dupla da Toyota: Corolla e Corolla Cross.

Como maior mercado de carros novos do país, São Paulo deve acelerar os planos de híbridos flex de marcas chinesas como BYD e GWM, assim como de montadoras já estabelecidas, como Volkswagen, Honda, GM e Hyundai, que possuem fábricas no estado. A medida agora segue para sanção do governador Tarcísio de Freitas.


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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X