Parecia um programa militar, desses ultrassecretos, que envolvem sempre o governo americano, tanto que uma base aeronaval da US Navy com espaço aéreo proibido, fora usado pela Apple para testes de seus engenhos autônomos sobre rodas.
Diferente do Google, que materializou sua ideia num carrinho simpático, sem volante ou pedais, a Apple criou um ar de mistério, que envolveu até mesmo empresas que supostamente funcionavam de fachada para o desenvolvimento do projeto Titan.
Esse era o nome do programa que criaria o carro autônomo da Apple, que se esperava ser um marco no mundo automotivo, assim como o iPhone foi na telefonia móvel, mas não… O gigante da maçã abandou seus planos, segundo a Bloomberg.
Cerca de 2.000 funcionários da Apple receberam um comunicado da direção, dizendo que o Titan havia caído. O que se sabe ainda é que o pessoal envolvido no projeto, pertencente ao “Skunk Works” da Apple, o Grupo de Projetos Especiais, será transferido para a divisão de inteligência artificial.
O comunicado veio do diretor de operações da Apple, Jeff Williams, e de Kevin Lynch, vice-presidente responsável pelo projeto, segundo a Bloomberg. Este projeto nasceu em 2014 e desde então consumiu um valor “classificado” de dinheiro.
A própria Bloomberg recentemente publicou que a Apple lançaria seu carro em 2028, mas nada disso ocorrerá, especialmente após a Hyundai dar com a língua nos dentes em um acordo que não saiu.
Para muitos, o cancelamento é um choque, mas se observarmos bem a coisa toda, veremos que as pessoas não precisam de um iCar ou iMobil, ou qualquer coisa com o logo da maçã mordida.
Estas pessoas que anseiam fervorosamente por um iCar andam certamente de Tesla e este é seu iPhone automotivo. Para o bem ou para o mal, a marca de Elon Musk é a Apple sobre rodas em essência.
Ainda que em Cupertino possa existir alguma resistência à ideia, no mercado financeiro americano, fundir as duas coisas sob Musk seria como chegar ao nirvana dos negócios. O fracasso do Titan é mais uma prova para os críticos de que a Apple sem Jobs perdeu o poder criativo.
[Fonte: Bloomberg]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!