
A Mercedes lançou, nos últimos dias, a terceira geração do CLA, oferecendo opções de motorização elétrica e híbrida.
No entanto, há uma má notícia para os fãs do Classe A. Markus Schafer, diretor de tecnologia da marca, confirmou que o sedã compacto não terá uma nova geração.
Os rumores sobre o fim do A-Class circulam desde 2022 e agora foram oficialmente confirmados.
Durante a apresentação do novo CLA, Schafer explicou que a Mercedes não desenvolverá um sucessor para seu único hatchback e revelou o motivo.

A Mercedes quer modelos que funcionem globalmente, incluindo mercados como China e Estados Unidos.
Segundo Schafer, o hatchback é muito popular na Europa, mas não fazia parte dos planos da empresa, que precisou fazer escolhas difíceis.
Ele ressaltou que reduzir a complexidade é uma prioridade, motivo pelo qual a linha de compactos da marca será reduzida de sete para quatro modelos.
A nova linha de compactos da Mercedes incluirá o CLA em versões sedã e shooting brake, além dos novos GLA e GLB. Além disso, a marca planeja lançar um utilitário compacto inspirado no G-Class.
Com essa reestruturação, alguns modelos deixarão de existir após a geração atual, incluindo o A-Class hatchback, o A-Class sedã e a minivan B-Class.

Além disso, os SUVs elétricos EQA e EQB deverão ser incorporados às novas gerações do GLA e GLB, abandonando a nomenclatura EQ e adotando um design mais padronizado.
O atual A-Class deve permanecer em produção até 2026 antes de ser descontinuado. Desde seu lançamento, o modelo passou por quatro gerações, apresentadas em 1997, 2004, 2012 e 2018.
As duas primeiras tinham carroceria alta e proporções de minivan, enquanto as gerações mais recentes adotaram o formato de hatchback tradicional.
Nos Estados Unidos e no Canadá, o A-Class saiu de linha no final de 2022, mas continua disponível em outros mercados, como a Europa, onde passou por uma atualização de meio de ciclo.
O fim da linha também marca o encerramento da produção do esportivo A45 AMG.
O novo CLA será baseado na plataforma MMA, que também será utilizada nas próximas gerações do GLA e do GLB.
No entanto, o modelo compacto inspirado no G-Class seguirá um caminho diferente para manter suas características off-road.
Segundo Schafer, o baby G-Class não será construído sobre a plataforma MMA, pois isso comprometeria sua capacidade fora de estrada.
A Mercedes confirmou que esse novo utilitário usará um nome com a letra g minúscula.
Um teaser divulgado em fevereiro de 2025 sugere que o modelo terá um design compacto, elevada altura do solo e uma carroceria de linhas retas, remetendo ao G-Wagen de entre-eixos curto lançado em 1979.

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!